Um empresário industrial chamado Giuseppe Castiglioni era um grande amante de vinhos finos –ao longo dos anos, colecionou e bebeu muitos exemplares de Bordeaux, da Champagne e da Borgonha. Fazer vinhos na região da Toscana que pudessem ser considerados no mesmo nível de algumas das grandes regiões vinícolas que ele adorava sempre esteve em sua mente. Em 1974, comprou uma pequena vinha em Ruffoli, à sombra do monte Querciabella, ao longo do rio Greve; a montanha recebeu o nome dos belos carvalhos que adornavam a área –“quercia” significa carvalho e “bella” significa bonito. Em 1979, ele produziu seu primeiro vinho sob o rótulo Querciabella, que era principalmente sangiovese, com uma pequena porcentagem de cabernet sauvignon e merlot. Hoje, esse primeiro vinho é designado como DOCG Chianti Classico e feito com 100% de sangiovese. Em 1981, ele fez seu primeiro vinho de alta qualidade, um super toscano, chamado Camartina, que ganhou seu nome ao longo dos anos por sua finesse e, em 1988, produziu seu icônico Batàr branco, que realizou o que muitos pensavam ser impossível: um vinho branco da Toscana que foi tão apreciado quanto os melhores vinhos tintos da região.
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Querciabella já tem uma história fascinante, especialmente considerando seu papel único no movimento super toscano, destacado pelo Batàr. Mas há um aspecto ainda mais surpreendente em sua essência: a vinícola está enraizada no veganismo e, portanto, a história é que muito mais diferenciada, já que não há uma demanda tão grande por vinhos finos veganos.
O filho de Giuseppe, Sebastiano Cossia Castiglioni, herdou o amor de seu pai por um bom vinho enquanto viajava com ele para visitar algumas das principais propriedades da Borgonha e de Bordeaux. Mas não foi apenas o bom vinho que chamou a atenção de Sebastiano. No início da adolescência, teve contato com um protesto de ativistas de animais que o atingiu profundamente, fazendo com que iniciasse “uma missão ao longo da vida para proteger os direitos dos animais e preservar o meio ambiente”, de acordo com Giorgio Fragiacomo, gerente de exportação da Querciabella. Aos 20 anos, ele convenceu os trabalhadores da vinícola a mudarem para uma maneira orgânica de trabalhar as vinhas, sem o conhecimento de seu pai. Uma vez que as práticas orgânicas foram estabelecidas nas vinhas de Querciabella, na área de Greve, em Chianti, Sebastiano foi até o pai para discutir a ideia de uma viticultura orgânica. Giuseppe achou que seria muito difícil e, portanto, disse um firme não, ao qual Sebastian respondeu dizendo que eles já eram orgânicos, que o caminho da agricultura orgânica já havia começado área de Greve.
Muitos dos produtores de vinho da Borgonha que Sebastiano e seu pai reverenciavam eram biodinâmicos. E assim, com o tempo, Sebastiano estudou a filosofia biodinâmica de Rudolf Steiner. Não foi tanto o “lado espiritual” que o intrigou, mas sim o “ponto de vista holístico”, observou Giorgio Fragiacomo. A ideia de estar ciente de como tudo estava interconectado, e de que uma disciplina para manter o equilíbrio dentro de um ambiente deve ser respeitada foi o aspecto mais atraente para o estudante. Giorgio deu um exemplo ao afirmar que, se perceberem que a vegetação de suas fazendas ficou “atrofiada”, deveriam ter a “coragem de expandir” suas áreas arborizadas no que diz respeito a manter um equilíbrio holístico. Curiosamente, as vinhas de Querciabella são certificadas como orgânicas desde 1988, mas não são certificadas como biodinâmicas, apesar de terem se convertido em 2000. Isso acontece por conta do compromisso de Sebastiano em se tornar vegano, já que existem algumas práticas –como enterrar os chifres das vacas– no regime biodinâmico que são inaceitáveis na filosofia vegana estrita. Como nenhum produto animal podia ser associado aos vinhos Querciabella nas vinhas ou adegas, não foi possível obter uma certificação biodinâmica.
O icônico super toscano branco da Querciabella certamente se tornou um modelo para outros brancos finos da Toscana, e estava certamente “à frente de seu tempo”, como afirma Giorgio. Em 1988, Giuseppe comprou algumas fileiras de pinot bianco (pinot blanc) perto de sua vinícola em Ruffoli, Greve, pois estava curioso para experimentar, já que alguns de seus vinhos favoritos eram Borgonha brancos, como os grandes vinhos de Bâtard-Montrachet. Então, Giuseppe fez inicialmente um pinot bianco 100%, que ele só dava a amigos e clientes fiéis em todo o mundo. Com o passar do tempo, plantou chardonnay em algumas de suas vinhas de altitude mais alta, com quase 2.000 pés, e adicionou ao vinho até atingirem uma mistura 50/50 de chardonnay e pinot bianco. Eles mudaram o nome original, Bâtar Pinot, retirando o circunflexo do primeiro “a” e acrescentando um acento grave no segundo “a”, além de excluírem o “Pinot”, batizando a bebida apenas como “Batàr”, marca registrada da Querciabella.
Embora o Batàr tenha um “estilo muito borgonhês”, ainda é orgulhosamente toscano, pois todos os vinhos Querciabella compartilham esse sentimento e, de certa forma, essa concentração em expressar um senso preciso de lugar na Toscana pode ser o aspecto mais borgonhês deles. O estilo de vinificação mudou devido à percepção de que havia melhores maneiras de manter esse senso de lugar, dependendo da safra, na adega que está sendo liderada por seu enólogo Manfred Ing. Como um todo, a Querciabella diminuiu o uso de carvalho francês novo, com apenas 20% sendo usado no Batàr de 2016. Além disso, o processo de bâtonnage (mexer a levedura resultante da fermentação enquanto estão no barril para criar textura) também ocorre manualmente –com uma vara durante safras mais frias ou rolando os barris nos anos mais quentes.
Ética no núcleo
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Alguns vinhos usam agentes finos que podem ser de origem animal, como gelatina, albumina ou caseína para clarificar e estabilizar a bebida. Esses agentes se ligam a moléculas indesejadas que podem gerar uma cor embaçada ou criar outro resultado negativo nas bebidas, e o agente de acabamento se liga às partículas indesejadas, permitindo filtrá-las. A maioria dos vinhos da Querciabella não utiliza esses agentes e, em raras ocasiões, o Batàr usa argila bentonita, que é completamente filtrada para que as qualquer substância de origem animal nunca seja utilizada.
Sebastiano Castiglioni também é amante da arte e, embora a maioria dos rótulos de Querciabella sejam desenhos do artista Bernardino Luino, alguns são decorados com fotos do próprio herdeiro. Veja alguns exemplos na galeria abaixo:
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