Mas isso não impediu Victor Casale de começar seu próprio empreendimento. O ex-químico chefe da MAC Cosmetics lançou na última semana a Pure Culture Beauty. O cientista e empresário espera que, com suas credenciais de skincare, o consumidor cada vez mais exigente foque menos no poder das celebridades e mais na inovação por trás da marca.
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“Eu sou um geek da ciência”, diz Casale. “Eu faço as fórmulas. E Joy é o negócio, a visão e a experiência do consumidor. Somos o par perfeito.”
A dupla autofinanciou o lançamento, mas Casale e Chen também arrecadaram US$ 5 milhões de suas redes de contatos para uma expansão futura. Eles se conheceram por meio de uma amiga de longa data de Casale, Melinda Richter, chefe global do JLABS, o centro de inovação da Johnson & Johnson. Casale diz: “[Melinda] estava falando sobre o futuro dos produtos farmacêuticos e o direcionamento dos medicamentos personalizados para tipos genômicos específicos.”
Mas Casale diz que a 23andme, uma empresa de kits de teste genético de DNA, é sua verdadeira inspiração da sua marca Pure Culture. “Quando fiz o primeiro kit de teste e aprendi sobre e como minhas raízes europeias me afetam geneticamente, comecei a pensar em como a ciência pode ser aplicada aos cuidados com a pele”, diz ele.
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Inovar a experiência do cliente também impulsiona Chen. “A indústria precisa ser mais voltada para dados e ciência. Os clientes estão acostumados a escolher produtos com base no que acham. Não baseado na ciência por trás da pele ou em um objetivo de cuidado.”
Casale e Chen começaram a desenvolver Pure Culture Beauty em julho de 2019 em parceria com um fornecedor europeu de testes de pH. Eles também fizeram parceria com a Diversigen, uma empresa privada em Houston, especializada em serviços de análise de microbioma.
Embora Casale e Chen sejam os únicos dois funcionários em tempo integral, eles contrataram mais consultores de seus 60 anos combinados dentro da indústria para lançar a Pure Culture Beauty.
O segundo nome da marca recém-lançada tem um duplo sentido. Embora “cultura” se refira a técnicas microbiológicas, é também um aceno de uma abordagem única e baseada na ciência para a beleza. “Esta não é uma marca que vai resolver o problema de todos hoje. É um modelo de inovação contínua”, afirma Casale. “Lançamos produtos, testamos, recebemos feedback e ajustamos.”
“Se não pudermos resolver sua situação, vamos dizer que apenas não temos a fórmula certa para você”, diz Chen. “Esta é uma abordagem diferente das outras marcas de cuidados com a pele, onde as pessoas querem apenas vender.”
Mas o caminho à frente está longe de ser perfeito, mesmo para os veteranos da beleza. “Criar este modelo de negócios durante a pandemia não facilitou a construção de alguns relacionamentos importantes ou a obtenção dos suprimentos certos. Conseguir os swabs certos, por exemplo, tem sido difícil, obviamente há um problema de abastecimento devido aos testes de Covid.”
Com pandemia ou não, existem outros obstáculos na criação de uma linha de produtos feitos sob medida. “Tentar fazer algo inovador e garantir que seja amigável e acessível ao consumidor será o verdadeiro desafio”, diz Chen. E, claro, transformar uma marca em um nome conhecido, como as da outras celebridades como Jlo, Rihanna ou a própria inspiração para a marca, a 23andme, é algo que a dupla está preparada para fazer.
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