Ciência explica por que ostras e champanhe harmonizam tão bem

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Umami é um dos cinco sabores básicos que a língua humana pode detectar

Ostras e champanhe são considerados uma combinação perfeita e, finalmente, a ciência tem uma explicação para isso. Uma nova pesquisa da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, descobriu que os dois alimentos contém conjuntos complementares de sabores umami que agem “sinergicamente” para realçar o gosto, trabalhando juntos harmonicamente.

A pesquisa, publicada na semana passada na “Nature Scientific Reports”, afirma oferecer a primeira explicação científica do porquê de ostras e champanhe funcionarem tão bem juntos.

LEIA MAIS: Uísques japoneses de 12 anos chegam ao Brasil

O professor Ole Mouritsen, um dos autores do estudo, diz que a resposta está no sabor umami em ostras e champanhe, uma descoberta um tanto surpreendente, dado que o umami está mais associado à carne.

Umami é um dos cinco sabores básicos que a língua humana pode detectar, ao lado de doce, salgado, amargo e azedo.

Certos produtos químicos presentes em champanhe e ostras combinam bem para “desencadear uma sinergia umami, que realça muito o sabor do champanhe”, explica a principal autora do estudo, Charlotte Vinther Schmidt, completando que a acidez e as bolhas do champanhe também contribuem para a impressão geral.

Mouritsen diz que champanhe vintage mais maduro harmoniza melhor, pois tem mais células de leveduras mortas que fornecem um sabor umami mais acentuado, enquanto o sabor umami da ostra vem de seus músculos.

Segundo Mouritsen, uma melhor compreensão das sinergias umami poderia ser usada para fazer as pessoas comerem mais vegetais. “Ao conhecer a sinergia umami, é possível tornar qualquer vegetal saboroso”, disse ele. “Tenho a firme convicção de que, se quisermos que as pessoas comam mais vegetais, precisamos lidar com o fato de que as verduras não têm umami em sua concentração.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).