M.A.P.A promove intervenções artísticas nas capitais brasileiras

Divulgação
Divulgação

Em Brasília, o outdoor exposto traz uma obra da artista Vera Chaves Barcellos

Com o isolamento social exigido pela pandemia da Covid-19, a visitação de pessoas a exposições artísticas ficou inevitavelmente interrompida, fazendo com que novas formas de expor fossem pensadas. O projeto M.A.P.A, Modos de Ação para Propagar Arte, já era algo que vinha sendo pensado pelas sócias Camilla Barella e Cecilia Tanure, da Viva Projects, agência que produz conteúdo, projetos e consultorias de arte contemporânea. O cenário atual foi só o empurrão que faltava para dar vida a ele.

Junto da curadora Patrícia Wagner, a primeira mostra do projeto começou a ser idealizada e, com o objetivo de levar obras de arte para espaços públicos, para serem vistas pelo maior número de pessoas possível, a “No Calor da Hora” nasceu. A mostra propõe uma intervenção artística de proporção nacional e com ampla pluralidade de vozes e discursos.

LEIA MAIS: Robôs mediam visita particular a exibição de arte pop em Londres

Vinte e sete artistas foram convidados a criar, como o próprio nome já diz, no calor do momento. “Pensamos que havia um assunto comum ao mundo inteiro, e, portanto, ao país inteiro. Nós mudamos a escala inicial do projeto e pensamos em um suporte que pudesse ser usado para expor à distância, e aí veio a ideia do Outdoor”, explica Patrícia sobre a curadoria da mostra. “Já que era uma mostra nacional, convidamos artistas do país inteiro e com experiências artísticas e assuntos diversos, tentamos oferecer uma multiplicidade temática”, completa.

Divulgação
Divulgação

Outdoor em Rio Branco com obra de Aline Motta

Obras de artistas como Paulo Bruscky, Arnaldo Antunes, Bárbara Wagner, Benjamin Burca e Paulo Nazareth estarão estampadas em outdoors espalhados pelas capitais brasileiras em quatro ciclos de exposição. O primeiro ciclo,
iniciado dia 31 de agosto, inclui as seis primeiras capitais: Rio Branco, Curitiba, Vitória, Salvador, Cuiabá e Brasília.

Reportagem publicada na edição 80, lançada em setembro de 2020

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).