Como desenvolver uma relação duradoura com os seus clientes

Especialista explica por que as empresas devem investir em relacionamentos personalizados com seus consumidores  

Chuck Cohn
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As mudanças no comportamento de consumidores do mundo todo vêm se tornando tema de análise de muitas empresas que buscam conquistar a fidelidade de seus clientes. Os resultados desses estudos mostram, por exemplo, que é preciso considerar estratégias de ‘relacionamento exclusivo’ para alcançar a satisfação do público a partir de determinado produto ou serviço.

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A empresa de pesquisas tecnológicas Garter, estima que até 2018, companhias que buscam se relacionar com seus clientes de forma personalizada, poderão vender 30% mais do que seus concorrentes. Isso, porque um consumidor leal costuma valer até 10 vezes mais para uma marca do que compradores esporádicos.

VEJA TAMBÉM: Como abordar um novo cliente da melhor forma

Portanto, se você quer melhorar a imagem da sua empresa no mercado e criar estratégias que te ajudem a conquistar clientes leais, fique atento a algumas dicas de Chuck Cohn, fundador da Varsity Tutors, que oferece consultorias empresariais e treinamentos para profissionais autônomos:

  • Proporcione boas experiências

    Uma das melhores formas de encorajar o cliente a voltar a consumir os serviços da sua empresa, é criando uma boa experiência de compra para ele. Ou seja, para se diferenciar dos seus concorrentes é preciso desenvolver muito mais do que bons produtos, é necessário criar uma imagem positiva da marca, que a relacione com momentos de prazer e satisfação plena.

    De acordo com a análise feita pela Garter, um terço dos consumidores acredita que uma experiência positiva é um fator fundamental para que eles se fidelizem a uma marca.

  • Considere a opinião dos consumidores

    Manter o consumidor distante, principalmente com a velocidade e dinamismo dos atuais meios de comunicação, é um erro imperdoável para qualquer empresa.

    Saber como o seu público-alvo pensa é uma necessidade competitiva de todas as marcas. Por isso, procure estar atento e respeitar o feedback de seus consumidores e, a partir daí, providencie soluções para tentar colocar em prática as sugestões colocadas por eles.

    Ferramentas como e-mail e redes sociais podem facilitar o trabalho da marca de entrar em contato com seus clientes e fazer com que eles se sintam valorizados.

  • Monitore dados e métricas sobre os consumidores

    Você não pode se preocupar em monitorar apenas as redes sociais da sua marca. É preciso também investir em pesquisas de mercado e colocar o seu nome por toda a internet, para conseguir controlar os dados que dizem respeito ao perfil dos seus consumidores.

    Depois de identificar os melhores métodos e ferramentas de coleta e análise de dados, você vai saber exatamente quais estratégias deverá utilizar para conquistar clientes cada vez mais fiéis. Assim, a médio e longo prazo, seus consumidores ficarão mais felizes e, como consequência disso, o desempenho de sua marca crescerá drasticamente.

Proporcione boas experiências

Uma das melhores formas de encorajar o cliente a voltar a consumir os serviços da sua empresa, é criando uma boa experiência de compra para ele. Ou seja, para se diferenciar dos seus concorrentes é preciso desenvolver muito mais do que bons produtos, é necessário criar uma imagem positiva da marca, que a relacione com momentos de prazer e satisfação plena.

De acordo com a análise feita pela Garter, um terço dos consumidores acredita que uma experiência positiva é um fator fundamental para que eles se fidelizem a uma marca.

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