Como desenvolver uma relação duradoura com os seus clientes

Especialista explica por que as empresas devem investir em relacionamentos personalizados com seus consumidores  

As mudanças no comportamento de consumidores do mundo todo vêm se tornando tema de análise de muitas empresas que buscam conquistar a fidelidade de seus clientes. Os resultados desses estudos mostram, por exemplo, que é preciso considerar estratégias de ‘relacionamento exclusivo’ para alcançar a satisfação do público a partir de determinado produto ou serviço.

Acessibilidade

A empresa de pesquisas tecnológicas Garter, estima que até 2018, companhias que buscam se relacionar com seus clientes de forma personalizada, poderão vender 30% mais do que seus concorrentes. Isso, porque um consumidor leal costuma valer até 10 vezes mais para uma marca do que compradores esporádicos.

VEJA TAMBÉM: Como abordar um novo cliente da melhor forma

Portanto, se você quer melhorar a imagem da sua empresa no mercado e criar estratégias que te ajudem a conquistar clientes leais, fique atento a algumas dicas de Chuck Cohn, fundador da Varsity Tutors, que oferece consultorias empresariais e treinamentos para profissionais autônomos:

  • Proporcione boas experiências

    Uma das melhores formas de encorajar o cliente a voltar a consumir os serviços da sua empresa, é criando uma boa experiência de compra para ele. Ou seja, para se diferenciar dos seus concorrentes é preciso desenvolver muito mais do que bons produtos, é necessário criar uma imagem positiva da marca, que a relacione com momentos de prazer e satisfação plena.

    De acordo com a análise feita pela Garter, um terço dos consumidores acredita que uma experiência positiva é um fator fundamental para que eles se fidelizem a uma marca.

  • Considere a opinião dos consumidores

    Manter o consumidor distante, principalmente com a velocidade e dinamismo dos atuais meios de comunicação, é um erro imperdoável para qualquer empresa.

    Saber como o seu público-alvo pensa é uma necessidade competitiva de todas as marcas. Por isso, procure estar atento e respeitar o feedback de seus consumidores e, a partir daí, providencie soluções para tentar colocar em prática as sugestões colocadas por eles.

    Ferramentas como e-mail e redes sociais podem facilitar o trabalho da marca de entrar em contato com seus clientes e fazer com que eles se sintam valorizados.

  • Monitore dados e métricas sobre os consumidores

    Você não pode se preocupar em monitorar apenas as redes sociais da sua marca. É preciso também investir em pesquisas de mercado e colocar o seu nome por toda a internet, para conseguir controlar os dados que dizem respeito ao perfil dos seus consumidores.

    Depois de identificar os melhores métodos e ferramentas de coleta e análise de dados, você vai saber exatamente quais estratégias deverá utilizar para conquistar clientes cada vez mais fiéis. Assim, a médio e longo prazo, seus consumidores ficarão mais felizes e, como consequência disso, o desempenho de sua marca crescerá drasticamente.

Proporcione boas experiências

Uma das melhores formas de encorajar o cliente a voltar a consumir os serviços da sua empresa, é criando uma boa experiência de compra para ele. Ou seja, para se diferenciar dos seus concorrentes é preciso desenvolver muito mais do que bons produtos, é necessário criar uma imagem positiva da marca, que a relacione com momentos de prazer e satisfação plena.

De acordo com a análise feita pela Garter, um terço dos consumidores acredita que uma experiência positiva é um fator fundamental para que eles se fidelizem a uma marca.


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