Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Fotos / 4 maiores desafios de Jack Dorsey como novo CEO do Twitter

4 maiores desafios de Jack Dorsey como novo CEO do Twitter

Empresa luta para conseguir mais usuários e agradar investidores

Kathleen Chaykowski
06/10/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

Depois de três meses como CEO provisório do Twitter, o cofundador e ex-chefe executivo Jack Dorsey assumirá permanentemente a companhia, informou a rede social nesta segunda-feira (5).

O Twitter aumentou seus negócios com propaganda, apesar da dura competição com o Google e Facebook. Entre abril e junho, a receita da empresa com propaganda cresceu 63% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a US$ 452 milhões.

VEJA TAMBÉM: Forte no Brasil, Instagram atinge 400 milhões de usuários e passa Twitter

No entanto, os investidores estão cada vez mais impacientes com as tentativas da rede social de atrair mais usuários. Enquanto aproximadamente um bilhão de pessoas em algum momento fizeram uma conta no Twitter, menos de um terço (cerca de 316 milhões) usa o site mensalmente. Além disso, seis milhões desses usuários acessa a rede social pelos celulares, dispositivos que não suportam propagandas. A desaceleração no crescimento do número de usuários não tem sido boa para as ações, que caíram 27% entre o início do ano e o dia 02 de outubro.

LEIA MAIS: Twitter planeja aumentar o limite de 140 caracteres

Todos os olhos estão em Dorsey, que está sob pressão para renovar o serviço e aumentar o valor das ações. Veja na galeria de fotos os quatro maiores desafios que o novo CEO do Twitter deve enfrentar:

  • Reformar o produto
 
Tornar o Twitter mais simples e intuitivo é, provavelmente, a forma mais eficiente para a rede social atrair novos usuários. A empresa deve focar tanto nos usuários que se inscreveram no passado e deixaram de usar quanto nos que nunca abriram uma conta. Como disse o próprio Dorsey, os usuários precisam ver valor assim que visitam o site e ele deve ser algo do qual as pessoas dependem diariamente para se informar e se engajar com os acontecimentos.
 
Algumas mudanças foram feitas, mas não foi o suficiente para acelerar o crescimento. Agora, a empresa estuda novas atualizações, como ultrapassar o limite de 140 caracteres das mensagens. Outra opção é ter uma plataforma melhor para imagens, como o Instagram.

    Reformar o produto

    Tornar o Twitter mais simples e intuitivo é, provavelmente, a forma mais eficiente para a rede social atrair novos usuários. A empresa deve focar tanto nos usuários que se inscreveram no passado e deixaram de usar quanto nos que nunca abriram uma conta. Como disse o próprio Dorsey, os usuários precisam ver valor assim que visitam o site e ele deve ser algo do qual as pessoas dependem diariamente para se informar e se engajar com os acontecimentos.

    Algumas mudanças foram feitas, mas não foi o suficiente para acelerar o crescimento. Agora, a empresa estuda novas atualizações, como ultrapassar o limite de 140 caracteres das mensagens. Outra opção é ter uma plataforma melhor para imagens, como o Instagram.

  • Divulgar o produto
 
O Twitter precisa comunicar às pessoas a resposta para a pergunta “por que o Twitter?” e convencer o mercado de que é uma ferramenta necessária. Pela primeira vez, a companhia está trabalhando em uma grande campanha de marketing, que vai ao ar no fim do ano, para promover seu produto para consumidores. A empresa está presa em um ciclo de má fama na imprensa e uma campanha de sucesso pode ser a chave para aumentar a popularidade do site.
 
Este recurso pode também ensinar os usuários a se beneficiarem mais da plataforma quando fizerem suas inscrições. Para isso, o Twitter precisa contratar um diretor de marketing (CMO) o mais rápido possível. No momento, é o diretor de finanças (CFO) quem cuida desta área.

    Divulgar o produto

    O Twitter precisa comunicar às pessoas a resposta para a pergunta “por que o Twitter?” e convencer o mercado de que é uma ferramenta necessária. Pela primeira vez, a companhia está trabalhando em uma grande campanha de marketing, que vai ao ar no fim do ano, para promover seu produto para consumidores. A empresa está presa em um ciclo de má fama na imprensa e uma campanha de sucesso pode ser a chave para aumentar a popularidade do site.

    Este recurso pode também ensinar os usuários a se beneficiarem mais da plataforma quando fizerem suas inscrições. Para isso, o Twitter precisa contratar um diretor de marketing (CMO) o mais rápido possível. No momento, é o diretor de finanças (CFO) quem cuida desta área.

  • Aumentar as vendas internacionais
 
Investidores geralmente não estão preocupados com a estratégia de monetização do Twitter. No entanto, expandir as vendas internacionais e tornar a rede social preparada para propagandas de produtos disponíveis em todo o mundo é um passo lógico para a companhia. Entre abril e junho, as vendas internacionais do Twitter representavam 36% do total, com um faturamento de US$ 181 milhões, um aumento de 78% em relação ao ano passado.

    Aumentar as vendas internacionais

    Investidores geralmente não estão preocupados com a estratégia de monetização do Twitter. No entanto, expandir as vendas internacionais e tornar a rede social preparada para propagandas de produtos disponíveis em todo o mundo é um passo lógico para a companhia. Entre abril e junho, as vendas internacionais do Twitter representavam 36% do total, com um faturamento de US$ 181 milhões, um aumento de 78% em relação ao ano passado.

  • Conquistar o conselho
 
Dorsey continuará sendo membro do conselho do Twitter, mas não será mais o presidente. Ele precisa ter certeza de que o conselho o apoia completamente. Investidores querem ver grandes mudanças na companhia. Agora que o conselho escolheu Dorsey, precisa confiar em suas decisões.

    Conquistar o conselho

    Dorsey continuará sendo membro do conselho do Twitter, mas não será mais o presidente. Ele precisa ter certeza de que o conselho o apoia completamente. Investidores querem ver grandes mudanças na companhia. Agora que o conselho escolheu Dorsey, precisa confiar em suas decisões.

    Reformar o produto

    Tornar o Twitter mais simples e intuitivo é, provavelmente, a forma mais eficiente para a rede social atrair novos usuários. A empresa deve focar tanto nos usuários que se inscreveram no passado e deixaram de usar quanto nos que nunca abriram uma conta. Como disse o próprio Dorsey, os usuários precisam ver valor assim que visitam o site e ele deve ser algo do qual as pessoas dependem diariamente para se informar e se engajar com os acontecimentos.

    Algumas mudanças foram feitas, mas não foi o suficiente para acelerar o crescimento. Agora, a empresa estuda novas atualizações, como ultrapassar o limite de 140 caracteres das mensagens. Outra opção é ter uma plataforma melhor para imagens, como o Instagram.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Fotos
    • Jack Dorsey
    • Twitter

    As mais lidas agora

    • Conclave para a escolha do novo papa
      Forbes Agro

      Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

    • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
      Forbes Money

      Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

    • Escolhas do editor

      As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

    • Forbes Agro

      Saiba Como os Azeites Borriello e Bem-te-Vi Estão Unindo Terroirs para Fazer Escala

    Últimas Notícias

    • Sinner, Líder do Tênis Mundial, Recebe Confissão Esportiva do Papa Leão

    • Papa Leão Promete Empenho Total Pela Paz Global

    • A Intuição Como Ferramenta de Gestão

    • dowell/Getty Images

      Cuidar da Saúde É Melhor Que Cuidar da Doença

    • soja

      Exportações de Soja dos EUA Podem Cair 20% sem Acordo com a China

    • SLC Agrícola Mais Que Dobra Lucro no 1º Trimestre

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.