Por que 60% dos seus colegas estão mentindo

26 de janeiro de 2016

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Com quantas pessoas você conversou hoje? Há chances de que a maioria delas mentiu para você – e mais de uma vez. É um fato difícil de aceitar, mas até mesmo seus amigos mais próximos e seus colegas mentem para você regularmente.

O psicólogo da Universidade de Massachusetts Robert Feldman estudou a mentira por mais de uma década, e sua pesquisa chegou a algumas conclusões surpreendentes. A mais chocante delas é que 60% das pessoas mentem durante uma conversa de dez minutos, e que elas contam uma média de duas a três mentiras durante esse curto período de tempo. A maioria das pessoas estudadas por Feldman sequer percebem todas as mentiras que contaram até o fim da conversa, quando a assistem em vídeo.

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As pessoas mentem em conversas cotidianas para parecerem mais agradáveis e competentes. Ainda que homens e mulheres mintam com a mesma frequência, tendem a mentir por razões diferentes. “As mulheres tendem a mentir para fazer a pessoa com quem estão conversando se sentir bem, enquanto homens tendem a mentir para fazer eles mesmos parecerem melhores”, disse Feldman.

Uma nova pesquisa conduzida pela Dra. Leanne ten Brinke, da Haas School of Business, sugere que, ainda que a maioria de nós tenha bons instintos para reconhecer mentiras, nós hesitamos em reconhecer mentirosos em ambientes profissionais porque nos sentimos culpados em desconfiar. Chamar alguém de mentiroso sem uma boa razão é uma proposição assustadora para a maioria.

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Felizmente, a pesquisa da Dra. Leanne aponta para sinais comportamentais e psicológicos objetivos e bem documentados que podem ser usados para tirar conclusões exatas sobre a sinceridade de outras pessoas. Veja na galeria de fotos os sinais que você deve observar para reconhecer uma mentira:

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3. Fique frente a frente Agende um bate-papo, só você e a pessoa. Seja direta e assertiva, não agressiva e combativa. Diga a ela em um tom sereno que você sentiu que há algum atrito entre vocês e gostaria de conversar sobre isso, honesta e profissionalmente. Você ficaria surpresa com o quanto as pessoas apreciam uma discussão direta. Ela provavelmente está procurando uma oportunidade para desabafar sobre você, então por que não para você?more
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