Por que é preciso reformar a Penn Station, em Nova York

1 de fevereiro de 2016

Forbes

Construída em 1905 e inaugurada em 1910, a Pennsylvania Station é uma das mais populares da cidade de Nova York e funciona como principal meio de transporte entre Manhattan e o aeroporto de Newark, em Nova Jersey. A reforma do local foi anunciada no início de janeiro e tende a transformar grande parte do que hoje é a Penn Station.

O local de trânsito mais movimentado da Big Apple conta com mais de 650 mil viagens ferroviárias diárias e é a estação de trem mais odiada dos Estados Unidos. O governador Andrew Cuomo diz que ela causa uma “terrível impressão” de Nova York. “É escura, feia, restrita e mal arquitetada.” Para Cuomo, ela deveria ser como a Grand Central Terminal: “Triunfante, semelhante ao que a cidade de Nova York precisa”.

VEJA MAIS: Land Rover oferece volta ao mundo sobre rodas

A Penn Station, em 1963, foi, em parte, demolida. O “New York Times”, por exemplo, denominou o ocorrido como um ato de vandalismo, que depredou ainda mais o local, no que pode ser considerado um dos grandes crimes civis do século 20, nos Estados Unidos.

Para reformá-la e ajudar a transformar o transporte nova-iorquino, o governador avalia ser necessário um pouco mais de US$ 3 bilhões em parcerias público-privadas. O projeto pretende ligar a Penn Station à Amtrak Station, próximo ao tradicional Farley Post Office.

E TAMBÉM: Como a Starbucks transformou um morador de rua em um corretor

Veja na galeria de fotos abaixo mais detalhes sobre a possível reforma de um dos mais tradicionais monumentos de Nova York:

Forbes
Forbes
Forbes
Forbes