Casa Itália recebe convidados no Clube Costa Bravo

10 de agosto de 2016

Divulgação

A Casa Itália, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, acontece no Clube Costa Brava, num pedaço do Rio de Janeiro com ares de Capri, ilha no Golfo de Nápoles. O clube, totalmente reformado pelo Comitê Olímpico Italiano (CONI), recebe atletas, autoridades, celebridades e convidados de várias partes do mundo desde o dia 4 de agosto. Como uma extensão das ativações em homenagem à união Brasil/Itália, o CONI oferecerá pranchas de stand up paddle e surfe e outras atividades para quem passar pela Praia do Arpoador.

No mesmo local e em inédita ação, cariocas e turistas podem se comunicar com italianos direto de Roma, na Piazza del Popolo, através de uma porta interativa no point da cidade. As ações de integração entre os povos são chamadas de “Ciaolá”, a junção dos jeitos de dizer “oi”, nas duas línguas.

“A Casa Itália quer ser um local de troca, de encontro de identidade, um momento de experiência. A palavra-chave é: boas-vindas”, explica o Diretor de Marketing do Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI), Diego Nepi. “Outra grande aposta é envolver personalidades dos dois países. Artistas e parceiros envolvidos neste projeto representam a excelência de Itália e Brasil, numa disseminação cultural virtuosa entre suas culturas”, complementa.

Numa parceria com a ActionAid – organização internacional sem fins lucrativos, que atua há 16 anos no Brasil -, desde o início do ano, o CONI reformou umas das creches mais antigas da Rocinha – a Ação Social Padre Anchieta (ASPA). A creche, fundada pelos padres belgas da Universidade Católica do Rio (PUC- Rio), atende atualmente 175 crianças de 3 a 12 anos, em dois turnos. O espaço, que tem três andares foi todo reformado: terraço, telhado, salas, nova brinquedoteca, ganhou uma horta, agora tem aulas de dança, arte e hip hop. Uma das propostas é melhorar, também, a alimentação das crianças.

O Projeto da Casa Itália tem curadoria de Beatrice Bertini e tem como base o conceito Horizontal, de aproximação da Itália do território sul-americano e, principalmente, do Brasil. Outro objetivo é promover a Itália, com toda sua beleza, arte e autenticidade a um público maior e internacional, por meio de imagens icônicas e objetos que tornaram o país um ponto de referência histórico-cultural. Veja mais informações sobre o espaço na galeria de fotos:

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação