Impeachment pelo mundo: 8 países que já tiveram presidentes impedidos

31 de agosto de 2016

Reprodução

Dilma Rousseff enfrenta nesta semana a última parte do seu processo de impeachment no Senado Federal. Acusada de não respeitar a lei orçamentária, com manobras que ficaram conhecidas como “pedaladas fiscais”, a presidente foi afastada pela Casa no dia 12 de maio após a admissibilidade da denúncia ter sido aprovada pela Câmara dos Deputados em abril.

VEJA TAMBÉM: É golpe ou não é? Como o mundo vê o impeachment de Dilma

Caso o processo se consolide, Dilma será a segunda presidente afastada no Brasil desde a redemocratização, em 1985. O primeiro foi Fernando Collor de Mello, em 1992.

O procedimento, hoje comum aos brasileiros, é adotado em vários países do globo, cada um com sua legislação. No Irã, por exemplo, é preciso que o Parlamento e o Líder Supremo, hoje o Aiatolá Ali Khamenei, aprovem a saída do presidente. Já os vizinhos latino-americanos têm processos parecidos com o brasileiro. Tanto que, desde que Collor foi impedido, outros três países do continente seguiram o mesmo caminho.

E MAIS: Como empresas têm investido em ética para combater a corrupção no Brasil

Veja na galeria de fotos os países do mundo que, como o Brasil, já presenciaram o impeachment de um de seus governantes:

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Reprodução
Getty Images
Getty Images
Getty Images