O futuro conectado do Brasil: os próximos 25 anos

10 de dezembro de 2019

O Brasil segue a passos firmes para dar um enorme salto tecnológico. Se bem feita, a transformação digital criará uma espiral positiva e representará uma chance de ouro para alcançarmos melhores condições sociais e econômicas.

A Cisco está ajudando o país a acelerar essa agenda digital – focando em capacitação, investimento e tecnologias que permitem às empresas, aos órgãos públicos e à sociedade atingir um novo patamar de produtividade e eficiência.

Alguns pilares são fundamentais para essa evolução. A conectividade ampla e acessível é a base para a transformação. A Cisco tem dedicado esforços e recursos para impulsionar projetos de implantação de soluções de redes de última geração que habilitem a prestação de serviços de qualidade, com segurança e a preços competitivos, disponíveis para todos – o usuário está sempre no centro do processo.

Outro fator essencial é a capacitação de pessoas. É necessário ensinar às pessoas novas formas de compreender e
aplicar recursos tecnológicos como um meio para executar o trabalho do futuro.

Garantir um ecossistema de inovação e empreendedorismo completa esse tripé que sustenta a sociedade digital conectada. A transformação digital vai mudar, de maneira radical e definitiva, todos os setores da economia. Algumas indústrias saíram na frente, enquanto outras ainda deverão iniciar seu processo de aceleração tecnológica.

Na educação, a conectividade vai revolucionar a transmissão de conhecimento. A escola conectada vai eliminar barreiras tecnológicas entre docentes e alunos e capacitará os professores para novos modelos de ensino, com o uso intensivo e inteligente de tecnologia na sala de aula para mediar processos de aprendizado – um exemplo é a adoção de realidade virtual para simular expedições a campo.

Na saúde, os avanços vão aumentar a disponibilidade de serviços, melhorar a interação entre médicos e pacientes e permitir tratamentos mais eficientes – o uso de sensores remotos aumenta a precisão dos tratamentos, reduz custos e permite que o paciente fique mais próximo de sua família.

Na administração pública, a adoção de soluções voltadas à criação de cidades inteligentes melhora a mobilidade urbana, aumenta a segurança e habilita uma nova e ampla gama de serviços aos cidadãos. Câmeras conectadas à rede IP e ferramentas de análise de imagens e dados permitem identificar padrões e, assim, definir planos de ação mais eficientes.

No agronegócio, a “fazenda conectada” conta com sensores para monitoramento da lavoura e manejo das criações, melhorando a produtividade e contribuindo para que as práticas agrícolas sejam também ambientalmente sustentáveis.

Há 25 anos a Cisco conecta os brasileiros. Agora trabalha para ajudar o país a dar um novo salto em sua jornada rumo a um futuro digital.

* BrandVoice® é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores