Por que é importante a chegada do SUV 100% elétrico da Audi ao Brasil

15 de junho de 2020

E finalmente chegou a vez do Brasil. Após grande sucesso no exterior, o primeiro veículo 100% elétrico da Audi produzido em série desembarca no país, conforme prometido no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. O lançamento é o protagonista da estratégia de sustentabilidade da marca, que tem o compromisso de ser neutra em carbono até 2050.

Totalmente livre de emissões, o e-tron é produzido em Bruxelas, na Bélgica, e representa um marco na história da Audi. O SUV é montado sobre a plataforma MEB, desenvolvida pelo Grupo Volkswagen para carros elétricos, e conta com dois motores elétricos que oferecem uma potência total de 408 cv, com 664 Nm de torque. A combinação resulta em um arranque de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h.

“Este é o embaixador perfeito da nova fase do nosso lema: evolução através da tecnologia”, afirma Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil.

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O SUV e-tron da Audi tem dois motores, cuja combinação resulta em um arranque de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos

O lançamento é mais um passo para colocar o país definitivamente na rota de uma nova era de veículos, ao fomentar uma importante mudança de comportamento em relação ao meio ambiente, além de reforçar a demanda por mais postos de recarga, o que consequentemente estimulará a vinda de mais veículos elétricos ao Brasil.

Graças à nova geração de tração quattro, eletronica nas quatro rodas, a aderência e a adaptação do e-tron a qualquer tipo de terreno é excelente. A distribuição de torques é feita entre os dois eixos em uma fração de segundo. E a tecnologia não para por aí. Com o Audi drive select, o motorista escolhe entre sete perfis de direção: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Allroad, Individual e Dynamic, que privilegia a esportividade, com maior preferência de torque para o eixo traseiro, enquanto nos outros modos há maior equilíbrio.

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Com o Audi drive select, o motorista escolhe entre sete perfis de direção

Há também soluções aerodinâmicas como suspensão a ar, que ajusta individualmente às condições da estrada, além de proporcionar um festejado silêncio no interior da SUV.

Para ter o centro de gravidade semelhante ao de um sedan, o e-tron da Audi possui um sistema de baterias de íons de lítio de 700kg, composto por 36 módulos de alumínio, que garantem uma autonomia de 436 quilômetros, segundo o ciclo europeu de medição WLTP.

Recarregar o SUV da Audi é fácil. Basta ligá-lo a uma tomada, de 110v às de alta tensão. Quanto maior a potência disponível, mais rápido o carregamento. Em uma estação de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em apenas 30 minutos.

"Este é o embaixador perfeito da nova fase do nosso lema: evolução através da tecnologia", afirma Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil

Para quem optar por recarregar o SUV na garagem, o e-tron tem tecnologia de ponta que permite usar a potência máxima disponível considerando os outros equipamentos elétricos da casa para evitar sobrecarga. É possível ainda programar o melhor horário para a recarga.

Como é costume em carros elétricos, a energia ainda é recuperada de outras duas maneiras: ao tirar o pé do acelerador e quando o freio é acionado. A novidade fica por conta da possibilidade de selecionar um dos três níveis de recuperação de energia, por meio de controle no volante. O nível 0 não recarrega ao soltar o pé do acelerador, o nível 1 tem desaceleração mínima ao recuperar energia e o nível 2 reduz a velocidade de forma acentuada, o que permite a direção usando praticamente apenas o pedal do acelerador em conduções em velocidade baixa.

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Lançamento do SUV e-tron, da Audi, faz parte da estratégia da marca de ser totalmente neutra em carbono até 2050

Há ainda o modo automático MMI, tecnologia que faz da Audi a pioneira mundial na utilização em uma produção em série. Por meio dela, o SUV aproveita seu potencial máximo de recuperação em combinação com o sistema de controle integrado de freios eletro-hidráulicos.

A Audi anunciou em fevereiro um investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos, para a instalação de 200 pontos até 2022 em pontos como shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes. A marca ainda se aliou à Porsche, à Volkswagen e à EDP para instalar 30 estações de recarga ultra rápidas em estradas e rodovias brasileiras. Serão 29 estações de 150 kW e uma de 350 kW.

A Audi também anunciou recentemente as 14 concessionárias que terão a bandeira e-tron e contarão com pontos de carga rápida DC de 22 kW e pelo menos um SUV elétrico para test drive.

O e-tron será comercializado no Brasil em duas versões. Na Performance, cujos opcionais são pintura metálica e o Pacote Tecnológico, que inclui head-up display; pre sense dianteiro, que avisa o motorista e prepara o veículo em caso de colisão iminente; e o night vision assist.

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No exterior do SUV e-tron Performance Black, há soleiras de alumínio e iluminadas, frisos decorativos High Gloss Black e pinças de freio laranja

Na versão topo de linha, Performance Black, traz bancos dianteiros em Alcântara, acabamentos na cor cinza volcano e teto interior em preto. No exterior, há soleiras de alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo preta, frisos decorativos High Gloss Black e pinças de freio laranja, além do sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes. Os opcionais incluem retrovisores virtuais, faróis Full LED Matrix HD e o Audi Side Assist, que, entre outras coisas, avisa sobre o perigo de mudança de faixa.

O novo SUV e-tron da Audi chega ao Brasil com garantia de 4 anos no veículo e 8 anos nas baterias. Tem preço sugerido de R$ 499.990 na versão Performance e de R$ 539.900 na versão Performance Black. Para festejar o lançamento, a marca oferece condições especiais: as versões saem, respectivamente, por R$ 459.990 e R$ 499.990, além de valorização de até R$ 15.000 na troca do veículo usado.

Veja, na galeria de fotos abaixo, todos os detalhes do novo SUV e-tron da Audi:

Frente O e-tron tem a grade Singleframe, octogonal, com linhas verticais e horizontais. A linha de ombro é desenhada desde os faróis Full LED até as lanternas, o que dá ao SUV a impressão de um modelo ainda mais próximo do chão. Na borda inferior dos faróis, quatro linhas horizontais são a assinatura e-tron nas luzes diurnas.more
Traseira Na parte traseira, a assinatura ótica mantém o design inaugurado no Audi Q8. Não há, claro, tubos de escape.
Lateral Na lateral do SUV, a tampa de abertura para acoplar o carregador tem o logotipo e-tron na cor laranja.
Rodas As rodas são de 21 polegadas, com desenho exclusivo na versão Performance Black.
Retrovisores No interior, os retrovisores digitais, via câmera, contam com monitores laterais de 7 polegadas, com tecnologia OLED, touchscreen, cujo brilho se ajusta automaticamente, permitindo mais nitidez à noite e em situação como quando há reflexo do sol. more
Amplo espaço O SUV tem 4,9 metros de comprimento, 2,04 metros de largura e 1,63 metro de altura. Seu entre-eixos tem 2,93 metros, o que permite amplo espaço para 5 ocupantes. O bagageiro tem capacidade para 600 litros e, se o banco traseiro for rebatido, 1.725 litros. A ausência de motor na frente permite ainda um compartimento que guarda um kit de ferramentas e o cabo carregador do carro.more
Teto solar O novo modelo da Audi tem teto panorâmico Open Sky, que aumenta a sensação de espaço interno amplo.
Bancos Os assentos possuem costura reforçada, com ajuste de lombar e memória de configuração para o motorista.
Painel A área do motorista foi projetada para que os dois displays MMI Touch, 10,1 e 8,6 polegadas, respectivamente, sejam facilmente acionados pelo condutor. No visor superior, o motorista controla dados, os sistemas de entretenimento (com interface para smartphones iOS e Android) e de navegação, e as configurações do e-tron. Na parte inferior, é gerenciada a entrada de texto, as funções de conforto e o ar-condicionado.more

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