Mais de 20% dos 2.000 profissionais que participaram do estudo afirmaram que substituíram o trabalho humano por máquinas em suas empresas. Esta porcentagem sobe para 30% quando se trata de empregas com mais de 500 funcionários. 68% das pessoas que têm substituído os processos de automação, têm também criado novas posições e 35% das empresas relataram a criação de mais postos do que tinham antes da automação.
A indústria do turismo viu uma tendência semelhante emergir com o surgimento de sites como Orbitz e Expedia. O número de agentes de viagem diminuiu 34% durante um período de doze anos, perdendo 38.000 empregados, enquanto o número de desenvolvedores de web aumentou para 195.000.
As três principais indústrias que optaram por esta troca foram a de informação de tecnologia, serviços financeiros e serviços industriais, apesar de os funcionários terem sofrido desta substituição em diversos setores.
E os consumidores, que ficam frustrados por nunca conseguirem encontrar um funcionário humano quando eles procuram uma empresa de assistência, devem se preparar para o pior: os campos com maior probabilidade de serem afetados durante a próxima década são atendimento ao cliente, informática, contabilidade, montagem e produção, transporte e vendas.