Diretores e o RH das empresas devem pensar em engajamento como uma parte contínua, vital, de sua estratégia de negócios. A companhia deve criar um ambiente no qual os trabalhadores se sintam apaixonados e apoiados por um trabalho inspirador e humanista.
“O uso da palavra ‘engajamento’ muitas vezes limita o nosso pensamento”, afirma Jeff Bersin, diretor da Deloitte. “Ela pressupõe que o nosso trabalho é chegar e envolver as pessoas, em vez de construir uma organização emocionante, significativa e divertida. Além disso, não devemos querer que as pessoas sejam somente engajadas. Devemos buscar funcionários ‘casados’ com o que fazem”.
De acordo com um novo estudo da Universidade de Southampton, trabalhar para beneficiar uma boa causa aumenta a produtividade em até 3%. Quando os trabalhadores recebem um incentivo social, como ver que uma parte do lucro da empresa ser destinada à doação para caridade, o desempenho aumenta em uma média de 13%.
Isso oferece mais uma prova de que a participação dos trabalhadores na filantropia empresarial oferece o tipo de motivação que muitos acreditam que só o dinheiro podia comprar.