13 conselhos profissionais tirados de “13 Reasons Why”

É possível extrair ensinamentos do seriado para aplicar no ambiente de trabalho

13 Reasons Why
13 Reasons Why

Série “13 Reasons Why” transmite alguns ensinamentos que podem ser aplicados no ambiente de trabalho (Divulgação/Netflix)

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A série “13 Reasons Why”, uma produção da Netflix, colocou em foco o suicídio e a depressão adolescente, trazendo à tona o debate público sobre o tema. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é comum encontrar tendências a desordens mentais na faixa entre 10 e 19 anos, e 80% dos casos de depressão entre adultos começam a se manifestar na adolescência.

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Apesar de retratar uma história de bullying entre jovens, também é possível extrair da trama aprendizados sobre trajetória profissional. O coaching e consultor Luciano Salamacha aproveitou alguns pontos levantados pela obra para traçar um paralelo com a carreira.

Confira 13 lições de “13 Reasons Why” para a trajetória profisisional:

  • 1- Cuidado com a autovitimização

    Muitas pessoas aceitam e até gostam de se colocar na posição de vítima. O funcionário coloca na cabeça, por exemplo, que deve se sacrificar. Mas, muitas vezes, a empresa nem está pedindo isso. Essa é a maneira que ele encontrou de se sentir importante. No seriado, a personagem Hannah Baker se coloca no papel de um vítima que cometeu suicídio.

  • 2 – Tome cuidado com as decisões

    Muitos profissionais jovens têm a sensação de que qualquer erro pode ser revertido – isso é chamado de efeito videogame. O sentimento é mais ou menos assim: se eu “morrer”, basta resetar o jogo e começar tudo de novo.

  • 3 – Seja fiel aos seus valores pessoais

    A série aborda o Efeito Werther, do sociólogo David Philips. Essa teoria prega que a divulgação do suicídio e a histeria acabam provocando uma espécie de epidemia, ou seja, o número de casos tende a aumentar. No ambiente profissional, os funcionários devem aprender a ter fidelidade aos seus valores pessoais, e não se deixar se contaminar pelos outros.

  • 4 – Cuidado com pessoas manipuladoras

    A personagem Hannah Baker se mostra um tanto quanto manipuladora ao deixar fitas sobre o “processo” que a levou ao suicídio. No âmbito profissional, é necessário tomar cuidado com pessoas que tentam controlar e arquitetar situações.

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  • 5 – Não jogue com a vida dos outros

    Não tenha comportamentos que levem seus colegas de trabalho a executarem ações de acordo com a sua vontade. Isso pode interferir gravemente na carreira – e no futuro – profissional deles.

  • 6 – Não tire conclusões precipitadas

    Muitas vezes, a ânsia de tomar decisões faz o profissional se precipitar. E esse ânsia decorre, na maioria dos casos, da vontade de se mostrar competente.

  • 7 – Tome cuidado ao fazer um julgamento que leve em conta um conhecimento parcial dos fatos

    É necessário cautela e tempo para tomar decisões dentro de uma empresa, e analisar o contexto e os fatos de todos os ângulos para garantir a melhor escolha.

  • 8 – Aceite feedbacks

    Na série, algumas pessoas tentam ajudar Hannah, mas ela não está aberta a nenhum tipo de apoio. É importante manter uma insatisfação constante, de forma a estar sempre aberto a conselhos e contribuições de outras pessoas.

  • 9 – Respeite o espaço do outro

    Algumas pessoas acabam se desgastando na empresa por tentar se envolver em áreas que não são de sua alçada. Portanto, só se meta se for chamado.

  • 10 – Dê feedbacks para aqueles que estão dispostos a ouvir

    Muitos profissionais não estão dispostos a ouvir uma avaliação dos parceiros de trabalho, e isso pode ser desgastante para os relacionamentos. Caso sinta isso ao abordar alguém, é melhor não insistir.

  • 11 – Não seja o herói

    Alguns funcionários sentem que o peso de todas as decisões e ações são de sua responsabilidade – quando na maioria das vezes não é isso que acontece. Essa sensação acaba despertando um sentimento de herói.

  • 12 – Tenha opinião própria

    Ser influenciável e apenas seguir as decisões e ordens dos outros – mesmo que elas não façam sentido para você – não é uma boa ideia.

  • 13 – Foque em solucionar problemas – e não em acusar

    Dentro da dinâmica de uma empresa, muitos problemas vão surgir. É comum que tentem achar o culpado por trás do erro, mas é muito melhor achar uma solução do que apontar o dedo.

1- Cuidado com a autovitimização

Muitas pessoas aceitam e até gostam de se colocar na posição de vítima. O funcionário coloca na cabeça, por exemplo, que deve se sacrificar. Mas, muitas vezes, a empresa nem está pedindo isso. Essa é a maneira que ele encontrou de se sentir importante. No seriado, a personagem Hannah Baker se coloca no papel de um vítima que cometeu suicídio.


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