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Susan Fowler é professora na Universidade de San Diego, na Califórnia, e uma consultora sênior, parceira da Ken Blanchard Companies, que oferece treinamento e consultoria sobre liderança organizacional. Ela é autora de best sellers e seu mais novo livro é “Why Motivating People Doesn’t Work and What Does: The New Science of Leading, Energizing, and Engaging” (ainda sem tradução em português). Recentemente, FORBES a entrevistou para discutir o que realmente acontece com a motivação e como é possível melhorá-la nos funcionários. Veja, a seguir, os melhores trechos da entrevista.
Susan Fowler: Existem muitos motivos para isso. Eu acho até que as pessoas sabem que a motivação não funciona, mas, ao mesmo tempo, não sabem o que fazer em vez disso. O motivo pelo qual estimular as pessoas não funciona não é apenas porque motivação é um fenômeno interno, mas porque as pessoas já estão motivadas. Elas talvez só não estejam motivadas da maneira que você gostaria que elas estivessem. Se alguém vai a uma reunião com você, mas não presta atenção ou checa mensagens o tempo todo, ela está motivada. Ela apenas não está interessada em escutar você ou em se envolver com a sua reunião. O que nós realmente precisamos entender é que as pessoas sempre estão motivadas. A questão não é “se”. A questão é “por que”. Até nós entendermos o porquê por trás das motivações das pessoas, tentar motivá-las será uma perda de tempo. Isso não apenas não funciona, como irrita as pessoas.
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FORBES: Qual é, normalmente, a postura dos líderes em relação à motivação de seus funcionários?
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FORBES: Qual é a sua visão sobre o engajamento a partir de uma motivação interna e externa?
Susan Fowler: Estar internamente motivado para fazer algo significa que você ama algo pela causa em si, e não por causa de algum tipo de recompensa externa. Ou você ama ou não ama. Não é algo como: “Eu odeio administrar, mas eu começarei a administrar e me tornarei internamente motivado”. Não é assim que a motivação interna funciona. Entretanto, existem outras formas de estímulo que foram comprovados e que, na verdade, são ainda mais poderosos do que a motivação interna. É o que eu chamo de “motivação alinhada”. É quando você faz alguma coisa que está alinhada diretamente a um valor que é importante para você e que traga significado para seu trabalho.
O que muitos administradores e líderes fazem é negligenciar seus funcionários e impor pressões e tensões. Nada bom pode vir no longo ou no curto prazos de uma motivação insuficiente. Eu acho que o que acontece é o que as pessoas pensam: “Bom, nós não podemos motivar as pessoas internamente, então temos de recorrer a uma motivação externa”.
O que eu gostaria que as pessoas soubessem é que existem alternativas e a eficácia delas é comprovada. Nós estudamos o assunto ao redor do mundo. É muito animador. Eu estou trabalhando com muitas empresas do setor de vendas neste momento para mudar a cultura ao redor de incentivos e bônus e todas as recompensas externas que nós achamos que funcionam mas que, na verdade, não têm o efeito desejado.