Olhe a sua volta. Você confia nos seus colegas de trabalho? Considera algum deles como amigo? Eles realmente querem o melhor para você?
“Eu não sei em quem confiar”, diz Carla. “Todo mundo parece legal comigo, mas eu não sei se posso dividir informações pessoais e outras coisas com eles.” Carla contatou a FORBES depois de ler um artigo publicado no site sobre a importância de ter um amigo no trabalho. “Acho que estou nervosa com meu novo emprego, porque alguns dos outros lugares nos quais trabalhei eram desagradáveis.”
A palavra “desagradável” não é um conceito ouvido com frequência – mesmo quando funcionários nos procuram para fazer objeções sobre o trabalho deles. E a maioria das empresas com as quais trabalhamos tenta constantemente descobrir como elevar a autoestima das pessoas em vez de subjugá-las. Mas as declarações de Carla chamaram a atenção. Elas levantam questões honestas e difíceis, como descobrir se os companheiros de trabalho são verdadeiros amigos.
Lembramos imediatamente de pessoas do nosso passado com as quais trabalhamos em estreita colaboração, que até eram amigáveis, mas não de extrema confiança. E, embora a pesquisa feita pela FORBES comprove o valor de ter um amigo no escritório, será que existe alguma pesquisa que descubra a psicologia da amizade no local de trabalho? Qualquer ciência que mostre como a maioria das pessoas realmente se sente em relação a seus colegas?
A Olivet Nazarene University acabou de publicar um estudo sobre amizades no local de trabalho. E, embora o resultado esperado fosse descobrir muitos medos, ansiedades e desconfianças entre colegas (especialmente depois de ouvir a história de Carla), a surpresa foi agradável e totalmente oposta.
E AINDA: 5 dicas para ser um funcionário mais querido pelos colegas de trabalho
Segundo a pesquisa, apenas 18% dos funcionários entrevistados declararam que não consideram ninguém do trabalho como amigo. Isso significa que 82% das pessoas possuem pelo menos uma amizade verdadeira no âmbito profissional. Além disso, deste número, 29% disseram que consideram alguém do trabalho como um de seus melhores amigos. Outro ponto surpreendente é que apenas 2% dos participantes rotularam um colega profissional como “inimigo”.
Perguntamos à Carla se ela gostaria de ter mais amigos no trabalho. Ela parou por um segundo e disse: “Sim, mas apenas se eles forem verdadeiros, pessoas em quem posso confiar”. Carla não está sozinha. Cerca de 20% das pessoas desejam ter mais companheiros e confidentes. E, por meio da nossa experiência, presenciamos e estudamos não apenas os relacionamentos entre gerentes e funcionários, mas também entre os colegas.
O local de trabalho, embora competitivo, é um ótimo lugar para construir amizades duradouras. Muitas vezes é onde o verdadeiro caráter se revela. E, por mais que não seja possível monitorar as intenções ou ações dos outros, você pode controlar as suas. Provavelmente você vai acabar fazendo parte de uma rede pessoas capazes de lhe oferecer suporte em qualquer situação.
Veja, na galeria de imagens a seguir, 5 formas de criar mais amizades e aumentar a qualidade dos relacionamentos que você já possui no trabalho. As dicas são dos pesquisadores, consultores e autores do O.C. Tanner Institute — entidade que realiza estudos e publica insights para ajudar organizações a atrair, engajar e reter os melhores talentos do mercado de trabalho.
-
iStock 1. Faça o primeiro movimento
Pode ser da natureza humana sentar e analisar as pessoas ao redor antes de confiar nelas, mas é importante perceber que a maioria de seus colegas também espera que as pessoas sinalizem uma mudança. Então, faça o primeiro movimento. Ofereça suporte a um colega de trabalho quando ele menos esperar. Mostre a eles que você está disposto a ser um verdadeiro amigo ao criar novas oportunidades ou ajudá-los a conquistar o sucesso. Sim, você pode se queimar no processo. Mas o mais provável é que eles o apoiem em sua próxima missão.
-
iStock 2. Leia as entrelinhas
Isso pode parecer simplista, mas a maioria de nós é um mau ouvinte. Grande parte das pessoas está constantemente preocupada em contar suas próprias histórias, porém não somos bons em entender verdadeiramente o que os outros dizem. Quando alguém revela, por exemplo, que teve outro fim de semana entediante com seus gatos, pode estar emitindo um grito de solidão. Ou, quando seu colega diz que está totalmente sobrecarregado e, por isso, não pode falar naquele momento, pode ser a situação ideal para perguntar se você pode ajudá-lo de alguma maneira. Faça uma pausa e se pergunte: “O que eles estão tentando dizer?”. Isso pode melhorar qualquer relacionamento em um instante.
-
iStock 3. Permaneça positivo
Embora seja verdade que colegas de trabalho possam formar vínculos ao reclamar do chefe, de outros funcionários ou de políticas desfavoráveis da empresa, a fala negativa raramente cria confiança. Não há problema em ouvir as reclamações, mas tente manter seu discurso positivo. Por exemplo: se alguém quiser falar sobre os defeitos do Brian como gerente, tente manter um discurso de empatia, dizendo que entende que ele está sob grande estresse no momento e que gostaria de encontrar uma maneira de poder apoiá-lo. Manter o discurso positivo mostra aos seus amigos que você jamais falará mal deles.
-
iStock 4. Jogue como se estivesse em um time
A maioria de nós, em algum momento, jogou em um time. Se você estiver na equipe certa de softball, por exemplo, não veja muita ação durante o jogo. Mas isso não significa que não esteja contribuindo. Olhe em volta para ver como suas ações ajudam os outros e como é possível melhorá-las. Se você está do lado certo e acha que há pouco que possa fazer além de observar, pense novamente. Você pode não colocar uma bola no campo, mas pode torcer por aqueles que o fazem.
-
Anúncio publicitário -
iStock 5. Mantenha sua palavra
Se você disser, faça. Não há maneira mais rápida de destruir a confiança do que quebrar uma promessa.
1. Faça o primeiro movimento
Pode ser da natureza humana sentar e analisar as pessoas ao redor antes de confiar nelas, mas é importante perceber que a maioria de seus colegas também espera que as pessoas sinalizem uma mudança. Então, faça o primeiro movimento. Ofereça suporte a um colega de trabalho quando ele menos esperar. Mostre a eles que você está disposto a ser um verdadeiro amigo ao criar novas oportunidades ou ajudá-los a conquistar o sucesso. Sim, você pode se queimar no processo. Mas o mais provável é que eles o apoiem em sua próxima missão.