10 maneiras de romper o ciclo da procrastinação

26 de novembro de 2018

Ao imaginar uma pessoa altamente produtiva, costumamos pensar em alguém que se concentra facilmente ao trabalho e nunca sucumbe à procrastinação. Aquele perfil que pode se sentar no chão em uma estação de metrô com seu laptop e ainda conseguir fazer mais em uma hora do que você faria em um dia na biblioteca.

VEJA TAMBÉM: 4 passos para superar a ansiedade na carreira

A verdade é que pessoas produtivas enfrentam os mesmos desafios de procrastinação que qualquer um. A diferença é que elas quebram esse ciclo com o uso de uma abordagem calculada. Primeiro assimilam o porquê da procrastinação, e então aplicam estratégias para vencê-la antes de serem tomadas por ela. Qualquer um pode seguir esse processo em duas etapas, orientadas por uma pesquisa, para superar a improdutividade.

O ciclo vicioso da procrastinação

Você não pode esperar parar de procrastinar até que tenha um entendimento sólido do motivo pelo qual isso acontece. Uma nova pesquisa do professor de psicologia Joseph Ferrari na Universidade DePaul mostra que a improdutividade é mais complicada do que a maioria das pessoas pensa.

Os profissionais tendem a pensar na inércia como resultado de má administração do tempo ou preguiça, mas o estudo mostra que a procrastinação vem de emoções negativas que roubam o humor. Uma vez que você está sob a influência dessas sensações, não é possível trabalhar. Em vez de serem preguiçosas ou desorganizadas, as pessoas geralmente adiam as coisas porque não se sentem bem para concluir a tarefa. Fazer isso as insere firmemente em um ciclo vicioso de improdutividade. Com a falta de humor para trabalhar, elas se distraem com outras tarefas – verificação de e-mails e notícias, limpeza da mesa, conversas com os colegas etc.. E, quando retomam as atividades, sentem-se culpadas por ter desperdiçado tanto tempo. Isso só piora o humor, e à medida que o prazo se aproxima, o sentimento é ainda pior do que quando desistimos de uma tarefa.

Rompendo o looping e definindo estratégias

Combater a procrastinação é uma simples questão de sair do looping descrito acima e assumir o controle de seu humor. Com as estratégias certas, você pode tomar as rédeas e colocar-se no clima para dar conta de tudo.

E AINDA: Profissionais que trabalham na mesma companhia por mais de dois anos recebem, ao longo da carreira, salários 50% menores

A primeira coisa é entender que a procrastinação está enraizada nas emoções. Algumas táticas podem ajudá-lo a virar o disco da inércia e alcançar maior produtividade do que nunca.

Acompanhe, na galeria de imagens a seguir, 10 estratégias para romper o ciclo de procrastinação e se tornar mais produtivo: