Você deve estar ciente de quão importante é uma marca e de como vale a pena apostar em algo se você trabalha atualmente em um ambiente profissional. Talvez você já tenha até defendido uma das marcas da empresa na qual trabalha ou tenha admiração por algumas delas.
Você sabe que está emocionalmente conectado a um tipo específico de produto ou serviço e como investiu em alguma coisa – seja uma equipe de futebol ou o seu autor favorito. Eles também podem ser encarados como marcas. Mas você tem uma marca para chamar de sua? Talvez você tenha feito pouco para criar uma.
Se estiver lendo isso, você já é muito mais forte em capital de marca do que pensa. Aqueles ao seu redor têm opiniões fortes sobre quem você é como indivíduo, funcionário, líder – e o que eles pensam a seu respeito é a representação da sua capacidade profissional enquanto marca.
Este artigo não é sobre se tornar uma sensação do YouTube do dia para a noite ou um Instagrammer com legiões de seguidores e o patrocínio de uma companhia de bebida, mas se você reconhecer o valor de uma marca para a empresa, então por que não construir uma para si mesmo?
Não é nenhum segredo que as indústrias tradicionais estão sob ameaça de serem marginalizadas por novos e ágeis participantes digitais, mas um dos antídotos pode estar em capacitar o capital humano, fazendo com que seus líderes avancem um degrau.
Práticas tradicionais de desenvolvimento de liderança não vão simplesmente atender à essa necessidade e a usual reunião de gerenciamento onde você faz um exercício de confiança e um workshop de “assertividade compassiva” (sim, isso é uma coisa real) não vão reacender o coração dos super-heróis das empresas e fazer com que eles lutem por um ponto de vista.
Em vez disso, criamos um método prático, batizado de “Build-a-Voice” (“Construa uma Voz”, em tradução livre) para deixá-los apaixonados novamente e permitir que acessem a comunidade on-line. Os líderes com os quais trabalhamos que colocaram o conceito em prática ainda estão no mercado hoje, como vozes fortes e respeitadas, mestres do pensamento e visionários.
Vale a pena?
Encontrar as próprias recompensas, aquelas que mais se adequam aos seus valores, é parte da construção de uma marca pessoal, mas, a menos que você tenha como objetivo deixar sua carreira em favor de uma vida pública ou autoral, essa visibilidade pode ser perigosa no começo. Aqueles que se tornam líderes intelectuais podem até ficar desempregados por um tempo. Por mais que isso soe estranho, mostrar coragem e ter um ponto de vista claro pode ameaçar uma gestão fraca em todos os lugares – e há muitos exemplos de influenciadores desempregados ou subutilizados por um longo tempo -, mas, felizmente, a experiência mostra que essa é uma situação temporária e um trampolim para melhores posições e maiores realizações.
Profissionais que constroem marcas pessoais fortes estão em um estágio de carreira e de vida no qual não podem arcar com a perda da renda, então haverá um grau de cautela ao se estabelecer como influenciadores, dependendo das circunstâncias. Mas não há razão para temer se tornar o equivalente a um artista faminto para sempre, uma vez que há inúmeras outras habilidades profissionais que sustentam este novo eu aumentado, vocal e opinativo. Uma novidade que se torna cada vez mais valiosa. Em outras palavras: se você está nesse barco para a glória de curto prazo, vai se desapontar; mas há um imenso ganho sustentável no investimento em crescimento e na marca pessoal para justificar o esforço.
Tornar-se um influenciador não deve ser um objetivo em si, em particular no que diz respeito à verdadeira influência, que é quase acidental e vem da defesa e da comunicação de grandes ideias nas quais o autor acredita com todo o seu coração – e que requer uma paixão autêntica que não pode ser falsificada por uma melhor posição profissional. Descobrir o que você verdadeiramente defende, onde está o seu coração e expressar isso ao mundo com vigor e entusiasmo deve ser o objetivo, porque somente quando você se torna uma voz, você pode ser um verdadeiro líder.
Veja, na galeria de imagens a seguir, 10 dicas práticas para futuros influenciadores: