13 dicas para conversas difíceis

3 de setembro de 2019
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O verdadeiro sucesso do trabalho em equipe só pode ser alcançado através de conversas corajosas

Resumo:

  • O verdadeiro sucesso do trabalho em equipe só pode ser alcançado através da arte de conversar, o que nem sempre é fácil;
  • Veja 13 dicas de como agir nesse momento;
  • Saber como iniciar a conversa e ter empatia são alguns dos conselhos.

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Embora muitos líderes evitem conversas difíceis, é essencial fornecer feedback, uma avaliação positiva ou negativa, para ajudar seus funcionários a crescer. Uma conversa corajosa tem lugar quando um líder assume o controle de uma situação ao abraçar com confiança e coragem uma conversa difícil.

Se essas discussões fossem simples, elas não seriam rotuladas pelos líderes de “conversas duras”. O verdadeiro sucesso do trabalho em equipe só pode ser alcançado através de conversas corajosas. Abaixo, minhas dicas:

1. Saiba por que você considera difícil a conversa A cada ação, você deve entender o que conduz ao progresso ou o que impede o sucesso. Faça as seguintes perguntas para criar uma base objetiva de discussão: • Que resultado demanda melhoria? • Que comportamento causa um determinado problema? • Qual o impacto desse comportamento? • A expectativa foi transmitida com clareza? • Onde está o déficit de desempenho? • O indivíduo entende o que se espera dele? • O indivíduo tomou uma decisão incorreta? • O indivíduo foi treinado adequadamente?more
2. Decida se deseja ter uma conversa difícil Ao considerar ter uma conversa difícil, um líder deve levar em conta: • As consequências de não ter uma conversa corajosa; • O quanto a inação da liderança contribui para um resultado.more
3. Entenda o objetivo da conversa Como numa operação militar, você deve definir suas metas antes de agir. Para tanto, responda a duas perguntas: • O que você está tentando alcançar? • O que é um resultado bem-sucedido nesse caso?more
4. Ponha-se no lugar do outro Como na maioria dos aspectos da liderança, a empatia é essencial em conversas difíceis, pois ajuda a criar confiança entre as partes. Se seus funcionários não confiam em você, você é apenas o gerente deles -- e não o líder. Para compor um time, você deve se preocupar em entender a equipe, compreender por que um colaborador age de certa maneira. Pergunte-se como você, enquanto líder, contribuiu para uma determinada situação.more
5. Escolha suas emoções Cada pessoa e situação são únicas. Como líder, você é um coach, um treinador que deve abraçar cada colaborador e equipá-lo com as ferramentas e técnicas necessárias para o sucesso. Pense no estado emocional de que você precisa para liderar uma conversa calma e produtiva. Perceba que as emoções se manifestam não apenas nas suas palavras, mas também no tom da sua voz, nas expressões do seu rosto e na linguagem do seu corpo.more
6. Saiba como iniciar a conversa O tom da conversa é definido nos segundos iniciais do encontro. Ensaie os movimentos de abertura para que fluam naturalmente. Escolha um local apropriado para a situação. Deixe o indivíduo saber da sua intenção para que não se sinta perdido, o que gera defensividade e raiva. Quanto mais preparado você estiver para a conversa, mais suave ela fluirá.more
7. Conheça o indivíduo Como líder, é importante conhecer sua equipe. Isso pode significar saber o nome dos filhos ou dos hobbies de seus colaboradores. Faça sua equipe saber que você se importa com ela, demonstrando interesse nas pessoas enquanto indivíduos -- seu desempenho, vida, sonhos e potencial.more
8. Tenha uma postura de parceria Reflita sobre a sua atitude em relação à pessoa envolvida e à própria situação, pois a sua postura conduzirá seu comportamento e suas reações. Faça perguntas abertas e reserve o julgamento final até conhecer todos os fatos. Durante a conversa, conduza um bate-papo, não um interrogatório. Lembre-se de que vocês estão trabalhando juntos em busca de uma solução; portanto, concentre-se e reflita pense em como a pessoa se sente.more
9. Seja consistente em sua liderança Lidere consistentemente sua equipe. Isso significa ter os mesmos padrões para os colaboradores de alto e baixo desempenho. A consistência mantém o vigor da sua mensagem e estabelece sua reputação. Não altere os padrões para evitar uma conversa dura.more
10. Use fatos Ao apresentar detalhes do comportamento ou desempenho em questão, use dados factuais para evitar discordâncias e defina metas claras, mensuráveis ​​e alcançáveis ​​para orientar comportamentos futuros. Esses objetivos representam uma imagem de sucesso que pode ajudar a determinar um caminho corretivo. Enquanto, como líder, você deve desencorajar pretextos e desculpas, precisa entender cada jornada. Essas explicações muitas vezes pavimentam o caminho e criam um curso para melhorias.more
11. Seja positivo Independentemente do tópico negativo, sempre defina um tom otimista e positivo para a interação. As abordagens negativas são frequentemente recebidas com respostas defensivas e argumentativas. É sua tarefa não apenas abordar o comportamento negativo, mas também abrir um caminho de desenvolvimento com ferramentas e recursos para melhorar. Faça da conversa um diálogo aberto, não uma apresentação unilateral. O objetivo é que eles saiam motivados para melhorar, sem medo de represálias.more
12. Acompanhe Depois da conversa, procure se aproximar das pessoas. Acompanhe o aspecto emocional da discussão nos próximos dias e reavalie as melhorias de resultados e ações.more
13. Preserve o relacionamento Um líder emocionalmente inteligente deve estar atento para limitar qualquer dano a um relacionamento. Se não tomar cuidado, você pode destruir em minutos o que levou anos para ser construído. Esteja sempre atento à evolução que uma conversa pode ter, assim como às barreiras que uma discussão mal realizada pode construir.more

Ser líder significa ser responsável pelos meios de subsistência daqueles confiados aos seus cuidados. Você é responsável por sucessos, falhas, crescimento e desempenho. Toda ação, reação e inação definirá sua presença de liderança. Invista no sucesso dos funcionários, mesmo quando for necessário uma conversa corajosa, e eles o respeitarão ainda mais pelo cuidado e atenção que lhes dedica.

 

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