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Esse período também pode trazer fatores estressantes como um momento de definir novos orçamentos e metas para a empresa ou de atualizar os gerentes com rapidez sobre o seu trabalho e quais as prioridades para a empresa nas próximas semanas. Não importam as mudanças específicas que ocorram na sua empresa, é possível ter quase certeza de que um ponto em comum unirá todos: mais apresentações.
Embora essa atividade seja indubitavelmente útil, muitas vezes pode ser um desastre para a existência dos funcionários. A ansiedade ao falar em público é extremamente comum, visto que 73% dos indivíduos relataram ter essa sensação neste momento, de acordo com uma pesquisa. Ao ser necessário fazer isso no ambiente de trabalho, onde os colegas e gerente estão o avaliando e determinando seu futuro, de fato, o desconforto é maior.
Não seria legal se houvesse uma solução rápida para essa ansiedade que também aprimorasse a capacidade de falar em público? Quando fazia seu doutorado na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, Alison Wood Brooks, hoje professora associada da Harvard Business School, conduziu uma inteligente série de experimentos para encontrar exatamente essa solução rápida. E qual foi o resultado? Canalizar a ansiedade em algo benéfico: excitação.
Muitos tentam reduzir o incômodo causado por esse sentimento antes de uma grande apresentação dizendo a si mesmos para permanecerem calmos. No entanto, as teorias das emoções sugerem que essa é uma tarefa inútil, pois pode ser muito difícil alterar a fisiologia (por exemplo, diminuir a frequência cardíaca) de maneira rápida e fácil. O mais fácil é não lutar contra sua reação fisiológica, mas tentar canalizá-la para algo mais positivo.
Estou animado!
Repetir essa frase algumas vezes funciona muito melhor para induzir excitação do que tentar se convencer de que está calmo quando se encontra longe disso.
A reformulação das emoções certamente o ajuda a se sentir melhor, mas o resultado da pesquisa indica que ela também pode ajudá-lo a ter um desempenho mais eficiente no contexto de falar em público. Em dois estudos de laboratório com participantes de eventos indutores de ansiedade (cantar karaokê ou fazer um discurso na frente de um pesquisador), os indivíduos que reformularam seu nervosismo como excitação desenvolveram melhor as atividades e foram classificados por outros como mais persuasivos, competentes e confiantes durante seus discursos.
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