Aprenda a usar a ciência comportamental para planejar sua entrevista

15 de janeiro de 2020
GettyImages/Eric Audras

Estudos sobre comportamento mostraram que o auge de uma entrevista é a imagem que fica marcada na mente das pessoas

Assim como um encontro às cegas, as entrevistas de emprego são uma dança entre organizações que esperam contratar a melhor pessoa para o trabalho e candidatos que esperam encontrar o melhor emprego para si.

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Para os líderes empresariais que procuram os candidatos certos, eles têm controle total do ambiente da entrevista e podem (leia-se: devem) projetar seus processos de contratação para serem inclusivos e eliminar preconceitos.

Mas, para os candidatos que esperam brilhar nos sistemas sobre os quais têm pouco controle, pode parecer que existem poucas estratégias que possam usar para avançar.

Felizmente, as ciências comportamentais têm alguns conselhos para a sua próxima entrevista de emprego (e não para trabalhar na sua posição de poder). Use o que os psicólogos cognitivos sabem sobre o funcionamento da memória para projetar sua entrevista.

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Veja como na galeria de imagens a seguir:

Projete o auge e o fim da entrevista Ao projetar sua entrevista com base na ciência comportamental, você pode preencher o pequeno espaço reservado para você no cérebro do entrevistador com os momentos inesquecíveis que precisa para se destacar. A maneira de criar essa memória vívida é projetando seu auge e seu fim. Você pode apostar que seu entrevistador não se lembrará de tudo sobre sua entrevista. Mas de quais partes ele se lembrará? Isso é muito mais previsível do que você imagina. No campo da psicologia, há algo chamado regra de auge e fim, que descreve as partes de uma experiência que as pessoas tendem a lembrar. As experiências lembradas, como entrevistas anteriores, são formadas principalmente por dois pontos durante a experiência: o ponto alto e o fim da experiência.more
O auge da entrevista O auge de uma experiência pode chegar a qualquer momento, mas, devido a outro fenômeno psicológico chamado efeito primazia, você pode escolher o começo para deixar sua marca. Isso ocorre porque a primeira impressão do entrevistador colore tudo o que se segue. Se a sua entrevista começar bem, provavelmente continuará assim. Mas não se esqueça de planejar o final.more
O fim da entrevista As pesquisas mais famosas que mostram o “efeito do final" envolviam o desconforto de colonoscopias e a submersão das mãos em água muito, muito fria. Qualquer que seja a fonte da dor, os pesquisadores descobriram que, se a dor diminuir no final, toda a experiência é lembrada como menos desagradável, e isso vale mesmo quando a duração da dor é maior. A mesma tendência é encontrada com a intensidade do exercício. Em um estudo recente conduzido por Zachary Zenko, Panteleimon Ekkekakis e Dan Ariely (eu trabalho com Dan no Center for Advanced Hindsight em Duke, e Zack fazia pós-doutorado lá), os pesquisadores convidaram os participantes a fazer exercícios em uma bicicleta estacionária, aumentando ou diminuindo a intensidade de seus exercícios ao longo do tempo. Quando a intensidade diminuiu com o tempo, as pessoas desfrutaram mais do exercício, lembraram-se mais positivamente e previram maior prazer no futuro no ciclismo. Como se você precisasse de outro motivo para um relaxamento e alongamento pós-treino!more
O que isso significa para a sua entrevista? A importância relativa do início e do fim de uma experiência significa que você deve projetar esses dois pontos com essa intenção em mente. Se você pode criar um começo e um fim positivos e memoráveis, pode relaxar e se libertar da ansiedade da entrevista. Lembre-se de que ninguém se lembra do candidato que afirma: "Eu trabalho muito duro". Reúna algumas histórias importantes que demonstram sua paixão pelo seu trabalho e competência em áreas relevantes para a posição. Eles devem ser flexíveis o suficiente para serem aplicados a uma ampla gama de perguntas, todas voltadas para responder à única coisa que o entrevistador deseja saber mais: Por que você? Uma anedota memorável é pegajosa: específica, emotiva, engraçada e até um pouco estranha. As pessoas lembram histórias vívidas com personagens e ação crescente, mas não se lembram de declarações sem graça. Se você estiver se candidatando a uma posição de coordenador de eventos, informe o entrevistador sobre quando organizou uma conferência e tudo deu errado (o local reservou dois eventos no mesmo horário, o serviço foi atrasado e o palestrante ficou com gripe), o que o obrigou a fazer um amigo performar um show em seu quintal enquanto você criava um novo plano, terminando com a conferência de maior sucesso que sua organização já organizou. E não enterre sua história incrível, certifique-se de começar ou terminar com ela.more

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