4 itens essenciais para quem precisa fazer uma a apresentação virtual perfeita

14 de maio de 2020
GettyImages/ Westend61

Alguns equipamentos básicos são essenciais para produzir uma apresentação remota de qualidade e que leve a atenção para o mais importante: o seu discurso

Embora o conteúdo e a clareza sempre sejam fatores-chave de sucesso em qualquer apresentação, quando você está se apresentando virtualmente, o equipamento e a configuração certos também importam. Lembre-se do último seminário online ou apresentação virtual em que você participou, onde o áudio era horrível, o rosto do apresentador era difícil de ver ou havia um cão irritante latindo ao fundo. Quanto tempo você demorou para desativar e começar a cuidar dos e-mails?

De fato, as pessoas que estão entregando apresentações virtuais polidas incríveis não o fazem por acidente. Elas investiram no equipamento certo e prepararam o espaço de apresentação de acordo. Com tantas empresas ainda trabalhando em casa e organizações fazendo a transição de suas conferências ao vivo para versões online, a maioria dos profissionais estará mergulhando no mundo das apresentações virtuais em algum momento deste ano.

LEIA MAIS: 5 sinais de que você está pensando demais nas decisões de sua carreira

Os melhores não vão esperar até a semana da apresentação para preparar seu ambiente. Em vez disso, chegou a hora de desenvolver seu ambiente e começar a praticar para que, quando chegar o dia, você possa se concentrar no seu conteúdo e não se estressar ao tentar descobrir como sua nova câmera externa funciona.

Embora as necessidades individuais certamente variem com base na sua situação, aqui estão os quatro itens de home office que a maioria dos profissionais precisará para oferecer uma apresentação virtual de alto nível:

1. Webcam externa Para melhorar o desempenho do seu vídeo, vale a pena investir em uma webcam externa para aprimorar a qualidade geral e fornecer flexibilidade adicional. Embora certamente seja tentador usar a câmera incorporada do computador, a diferença na qualidade do vídeo pode ser bastante perceptível, então, pergunte a si mesmo se deseja uma boa imagem ou uma ótima. A webcam Logitech C920 é altamente recomendada por palestrantes e especialistas em audiovisual, mas sua popularidade criou escassez, então, é melhor procurar por opções similares de webcam da empresa. Depois de comprar a webcam, é importante posicioná-la para que seus olhos fiquem a 1/3 da parte superior do quadro. Se você estiver em pé durante a apresentação, convém montar sua webcam ou laptop em uma mesa alta. Mas não gaste dinheiro onde não for necessário. A palestrante Heather Monahan admite: “Eu havia investido originalmente em um tripé, mas depois descobri que empilhar livros para manter meu computador e webcam no nível dos olhos era a melhor opção”.more
2. Iluminação suplementar Como uma mulher de cor, certamente posso falar sobre a importância de uma boa iluminação durante as apresentações virtuais. É tão difícil para o apresentador e o público olhar para um rosto mal iluminado e, infelizmente, criar luz suficiente ao redor do rosto do apresentador pode ser bastante desafiador. Em vez de se preocupar com lâmpadas na manhã da sua apresentação, considere investir na iluminação adequada agora. Embora as lâmpadas “ring light” sejam eficazes e populares, o estrategista de marketing de vídeo e dono da Park Road Studios, Lenzy Ruffin, adverte que às vezes elas podem criar um brilho nos óculos dos apresentadores. Lembre-se de que alguns kits de iluminação podem exigir uma sala maior ao determinar a melhor solução para a sua situação.more
3. Microfone externo Não há nada pior do que assistir a uma apresentação virtual com áudio horrível. Se você está procurando uma fórmula para perder participantes, provavelmente é essa a maneira. Mas, se preferir prender a atenção dos participantes em cada palavra, o primeiro passo é fornecer áudio limpo. Muitos apresentadores usam o popular microfone Blue Yeti (que vem com diversas cores), mas também existem muitas outras opções de microfone USB externo. O palestrante profissional Bob Biesenbach usa o Blue Snowball e insiste: "É uma opção popular entre podcasters e apresentadores". Por outro lado, se você fizer uma apresentação de pé, certamente deve considerar comprar um microfone de lapela que se moverá com você.more
4. Cenário limpo e sem distrações Para a maioria dos profissionais, criar um plano de fundo limpo e sem distrações, não exige compras. Ou seja, não gaste dinheiro onde não for necessário. Alguns apresentadores usam planos de fundo virtuais, mas se lembre de que eles podem consumir mais de sua banda larga. Outros apresentadores optam por uma parede sólida e limpa ou um cenário em estilo biblioteca. Certamente, é bom usar um fundo mais natural e autêntico que reflita sua personalidade, mas se certifique de que não há nada que o distraia ou envergonhe à vista. Verifique como o seu plano de fundo aparece, gravando um vídeo de teste bem antes da sua apresentação. Lembre-se de que seu plano de fundo deve ser exatamente isso, um fundo. Já é difícil manter os participantes envolvidos sem ter de competir com alguma imagem ou objeto em seu plano de fundo que capte a atenção deles. Falando em distração, verifique se não há sons (ou pessoas) em segundo plano para criar distração auditiva. Desative os alertas da câmera da campainha, os alarmes do telefone e as notificações do computador para não se distrair.more

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.