5 sinais de que você está pensando demais nas decisões de sua carreira

GettyImages/ Oliver Rossi
GettyImages/ Oliver Rossi

Algumas vezes é preciso parar de pensar em excesso e tentar agir para melhorar a própria carreira

Você se depara com indecisão crônica quando se trata de sua carreira? Segundo um estudo do periódico acadêmico “Journal of Abnormal Psychology”, pensar demais pode afetar seriamente o seu bem-estar, pois desperdiça tempo e gasta energia preciosa.

Especialistas concordam que isso pode afetar negativamente o desempenho no trabalho, causar ansiedade ou até levar à depressão. O psicólogo Barry Schwartz cunhou a expressão “paradoxo da escolha” para descrever suas descobertas de que, embora a liberdade de escolha nos permita alcançar resultados objetivamente melhores, ela também leva a maior indecisão, paralisia e insatisfação.

LEIA MAIS: 4 hábitos que podem fazer seu chefe desconfiar do seu profissionalismo no home office

Com a pandemia de coronavírus, você pode ficar sem emprego ou reconsiderar sua carreira atual. Mas como você pode saber se está pensando demais em uma decisão de carreira?

Pensar demais impede você de progredir, mantendo-o preso em pensamentos circulares. Pare de se atrapalhar! É quase impossível fazer escolhas confiantes quando se está em um lugar de medo. Aumente sua autoconsciência e abra-se à contribuição dos outros. Dessa forma, quando você estiver pensando demais, poderá optar por seguir em frente em vez de permanecer em um ciclo interminável de indecisão. Como aponta o autor Ralph Marston, “existem muitos obstáculos difíceis no seu caminho. Não se torne um deles”.

LEIA TAMBÉM: 5 razões para investir em si mesmo tanto como no seu negócio

Veja na galeria de imagens a seguir cinco sinais de você pode parar de pensar e começar a agir:

  • Você ignora sua intuição

    Os que pensam demais têm dificuldade em confiar em si mesmos. Você pode ter medo de tomar a decisão errada, por isso, demora muito para fazer uma escolha. Quando você se vê pensando demais em uma escolha de carreira, tende a confiar mais em decisões racionais do que em seus instintos. Há valor em ouvir essa pequena voz dentro de você. Aprenda a confiar em sua intuição e siga seu instinto. Se não der certo, pelo menos você agiu e aprendeu com a experiência.

    GettyImages/ Roos Koole
  • Você tem dificuldade em resolver problemas

    Pensar demais leva à “paralisia da análise”. Essa situação descreve um processo individual ou de grupo, quando a análise ou a reflexão excessiva de uma situação podem fazer com que o movimento para a frente ou a tomada de decisões fiquem “paralisadas”, significando que nenhuma solução ou curso de ação é decidido. Você perde tempo pensando no problema e não nas soluções disponíveis.

    GettyImages/ Hinterhaus Productions
  • Você tem medo de fazer a escolha errada

    Em vez de nos capacitar a fazer melhores escolhas, nosso acesso ilimitado às informações geralmente leva a um maior medo de tomar a decisão errada. De fato, um estudo da Universidade da Califórnia descobriu que pensar demais leva a más decisões e julgamentos. Essa situação faz com que você, muitas vezes, pense demais em uma decisão de carreira.

    GettyImages/ 10'000 Hours
  • Você pesquisou suas opções até cansar

    A pesquisa é muito boa até você compilar tanta informação a ponto de se sentir petrificado. Esse conceito também se refere à pessoa que precisa adquirir um diploma, uma certificação e um credenciamento, para se permitir dar um salto gigantesco. Em algum momento, você deve agir. Então, se você está nesse carrossel de pesquisas há meses ou anos, é hora de parar. Ser destemido não significa eliminar o medo. A chave é dar pequenos passos para evitar que o medo o paralise.

    GettyImages/ Oliver Rossi
  • Você fica obcecado com coisas que estão fora do seu controle

    Quem pensa demais quer planejar o futuro, mas há muitos aspectos de nossas vidas que não podemos controlar. Por exemplo, não podemos controlar a economia ou o que as outras pessoas pensam ou sentem. Você pode acabar pensando demais na decisão de uma carreira porque teme que seus amigos e familiares considerem sua escolha irresponsável ou imprudente. No final das contas, esses sentimentos farão com que você continue refletindo sobre suas opções em vez de simplesmente agir.

    GettyImages/ Erik Von Weber

Você ignora sua intuição

Os que pensam demais têm dificuldade em confiar em si mesmos. Você pode ter medo de tomar a decisão errada, por isso, demora muito para fazer uma escolha. Quando você se vê pensando demais em uma escolha de carreira, tende a confiar mais em decisões racionais do que em seus instintos. Há valor em ouvir essa pequena voz dentro de você. Aprenda a confiar em sua intuição e siga seu instinto. Se não der certo, pelo menos você agiu e aprendeu com a experiência.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).