C-Suite: Bruna Alvarenga é a nova diretora de broadcast e música da LOUD & Muito Mais
Ana Cipriano
9 de dezembro de 2020
Divulgação
Bruna Alvarenga leva sua experiência com música e jogos para um dos maiores canais do Brasil no YouTube
A exemplo do que vem acontecendo nas últimas semanas, as mudanças e novas contratações nas posições C-level têm levado em conta o mercado latinoamericano. As empresas têm considerado também o atual cenário de pandemia da Covid-19, que exige abordagens criativas, inovadoras e responsáveis por parte de seus representantes e porta-vozes.
O período foi marcado por mudanças em empresas dos mais diversos setores. A Plamev Pet, por exemplo, anunciou a chegada de Pedro Svacina, ex-vice-presidente da Claro. A Levi’s, um dos maiores nomes da indústria têxtil, mudou Rui Araújo de posição para que ele se concentre na América Latina. A Zenklub, plataforma de saúde emocional, anunciou a contratação de Raj Rani, que acumula experiências em países de todo o mundo. E a QSaúde tem um novo vice-presidente executivo, o cirurgião cardiovascular Anderson Nascimento.
Os últimos dias foram movimentados também na Bayer. A gigante no setor farmacêutico anunciou quatro mudanças em seu quadro, seguidas do anúncio de aposentadoria de Pierina Rossetti, atual líder da divisão farmacêutica da companhia na região Conosur, que abrange Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Daniel Londero, Marcelo Bonato, Phillip Glaser e Tiago Dias são os novos nomes que ocupam cargos com atuação no Brasil e na América Latina.
Esta edição também dá destaque à contratação de diversas mulheres para posições estratégicas. A Deezer, um dos principais serviços de streaming de música, anunciou Beatriz Oliveira como diretora de marketing para o Brasil. No setor de hotelaria, Gabriela Schwan assumiu como a nova CEO da Rede Swan Hotéis. Na fabricante de chocolates Hershey, Larissa Diniz está agora à frente da diretoria de marketing.
Os setores das indústrias criativas ganharam espaço nos últimos meses. Nesta edição, conversamos com Bruna Alvarenga, nova diretora de broadcast e música da LOUD, produtora de conteúdo famosa entre os digital influencers.
Bruna tem mais de uma década de experiência no mercado de publicidade, sendo quatro deles dedicados a projetos de games e música. Ela passou por projetos como Afrogames, Rock and Play e Play for Us e é ex-sócia da MissClick TV.
Confira a entrevista completa com Bruna Alvarenga na Forbes Brasil:
Forbes: O período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 evidenciou a importância das indústrias criativas. Como diretora de uma empresa do setor, o que você considera como sucesso no médio/longo prazo no cenário atual?
Bruna Alvarenga: A pandemia acelerou uma tendência que já estava em crescimento, que eram as transmissões ao vivo e a produção de conteúdo online, e mostrou para o mercado de entretenimento que é fundamental entender as novas tecnologias que estão surgindo e as oportunidades que elas trazem para o crescimento do negócio.
No médio prazo, eu acredito que o sucesso é conseguir manter o que a pandemia acelerou, mas buscando mais qualidade, excelência e diferenciação. E, no longo prazo, onde teremos uma queda da demanda online, o que vai fazer a diferença para o sucesso é como a indústria vai usar este aprendizado, trabalhando a convergência natural dos mercados online e offline. O cinema e a música sempre tiveram uma sinergia muito grande onde um mercado impulsionava e produzia para o outro, e agora vemos essa tendência com música e games, o que permite a criação de novos produtos e experiências para o público. Um exemplo muito bom é a realização de um show dentro de um game. Há algum tempo, isso era inimaginável. Hoje, é o tipo de projeto que certamente veremos com mais frequência.
F: O setor de produção de conteúdo é muito dinâmico, inclusive as áreas relacionadas à música e jogos, que você lidera. Quais suas propostas para potencializar o alcance da LOUD?
BA: O mercado de entretenimento e produção de conteúdo é mesmo muito dinâmico, o interesse do público muda constantemente. A LOUD sempre focou nos fãs e no que eles queriam consumir, e isso trouxe um resultado de sucesso gerando uma base de 25 milhões de seguidores nas redes sociais. Nas áreas de broadcast e música o foco continua sendo o mesmo, mas dessa vez pensando nas experiências que podemos criar para os fãs e o que podemos oferecer para que eles estejam cada vez mais próximos e conectados à LOUD. E isso vale tanto para o online quanto para o offline.
F: Nos últimos tempos, o número de pessoas que empreendem como digital influencer vem crescendo muito. Como profissional com experiência nessa área, quais dicas você daria para um influencer que deseja ter sucesso nos dias de hoje?
BA: O mercado vem crescendo e, atualmente, vemos uma forte tendência em nano e micro influenciadores, o que abre oportunidades para aqueles que querem focar em um assunto específico ou nicho. Para quem quer entrar nesse mercado, acredito que a dica mais importante seja começar. Iniciar fazendo o conteúdo que lhe agrada, que você gostaria de assistir, de um assunto que você domina, e encarar isso realmente como um trabalho, com seriedade. Fazer um planejamento inicial, entender o assunto que quer abordar, o que o seu público quer consumir e não ter medo de errar e ser criticado.
Confira, na galeria abaixo, outros profissionais C-level que assumiram novas posições ou deixaram seus cargos nos últimos dias: