“So watch me bring the fire and set the night alight…”
O BTS, uma boy band de k-pop eleita como artista do ano em 2020 pela revista “Time”, está deixando sua marca. O estilo musical deles aborda temas pessoais e sociais de uma forma multi-gênero, tornando-os relacionáveis e amigáveis para um público amplo.
Eles já se posicionaram sobre questões de justiça social que ressoam globalmente e criaram uma comunidade de fãs como nenhum outro artista.
LEIA MAIS: Como as marcas mais competitivas precisarão agir em 2021
Mas o que podemos aprender com o BTS para aplicar no nosso branding pessoal? Veja na galeria de imagens a seguir:
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Getty Images 1. Defenda o que você acredita
O BTS apoiou várias pautas de justiça social desde que entrou no cenário musical em 2013. A ação mais popular foi doar, em 2020, US$ 1 milhão para o movimento “Black Lives Matter”. O grupo acredita firmemente que todas as pessoas devem ser respeitadas e, para eles, isso foi uma jogada lógica. Essa decisão até estimulou que a base de fãs de quase 35 milhões (apenas no Instagram) igualasse as doações em 25 horas. Os fãs vivem e respiram suas crenças e ajudam a construir e manter uma marca forte.
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Getty Images 2. Ouça o seu público
Enquanto muitos ícones pop tendem a assumir a liderança para influenciar seus seguidores, o BTS desenvolveu uma forte comunidade que opera no mesmo nível que eles. Seus fãs, conhecidos como ARMY, alimentam os valores da boy band de bondade e compaixão. Em maio de 2020, os ARMY conseguiram criar mais de 150 tendências mundiais no Twitter. Com isso, os fãs popularizam o modo como se relacionam com as músicas e mensagens do grupo por meio de fóruns online, comunidades e redes sociais.
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Getty Images 3. Construa um novo nicho
O BTS incorpora muitas das qualidades mais famosas do k-pop: roupas excelentes, videoclipes incríveis e coreografias brilhantes. O que essa boy band faz de diferente é se apresentar como neutra em gênero. O uso de cores leves para maquiagem e vestimentas contribui para uma apresentação masculina mais suave, em contraste com outros grupos desse ramo. Isso permite que eles se destaquem da indústria, ao mesmo tempo que atendem a um público semelhante. Com mais de 42 milhões de assinantes do YouTube, eles claramente acertaram o tom.
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Getty Images 4. Seja notável
A música do BTS é particularmente identificável para os jovens, assim como as personalidades dos membros da banda. Embora muitos artistas possam tentar se relacionar com seus fãs, o BTS consegue fazer isso de uma forma muito realista. Sua música foca nos sentimentos de ansiedade e despreocupação, além de promoverem a positividade. A forma como os membros da banda agem e se vestem reflete uma natureza moderna e alegre, levando seus fãs a se sentirem ainda mais conectados com os integrantes.
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Getty Images 5. Use cores em sua estratégia de marca
O BTS é conhecido pelo estilo. Optando por roupas mais fluidas e tons pastéis, o visual geral grita uma expressão atual, compassiva e boa. As cores desempenham um grande papel na forma como as marcas são vistas pelo público, sendo associadas a diferentes sentimentos. Pastéis claros funcionam para a marca deles. Como a cor funciona para a sua?
1. Defenda o que você acredita
O BTS apoiou várias pautas de justiça social desde que entrou no cenário musical em 2013. A ação mais popular foi doar, em 2020, US$ 1 milhão para o movimento “Black Lives Matter”. O grupo acredita firmemente que todas as pessoas devem ser respeitadas e, para eles, isso foi uma jogada lógica. Essa decisão até estimulou que a base de fãs de quase 35 milhões (apenas no Instagram) igualasse as doações em 25 horas. Os fãs vivem e respiram suas crenças e ajudam a construir e manter uma marca forte.
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