6 maneiras de descobrir quais integrantes da sua equipe precisam de ajuda para lidar com a ansiedade
Liz Kislik
16 de junho de 2021
Getty Images/Maskot
Mesmo antes da pandemia, apenas uma em cada dez pessoas se sentia confortável para falar com o chefe sobre ansiedade
Você sabe quais membros da sua equipe têm ansiedade? A resposta certa para essa reflexão é: dificilmente. Pelo menos é nisso que os autores Chester Elton e Adrian Gostick, criadores do livro “Anxiety at Work: 8 Strategies to Help Teams Build Resilience, Handle Uncertainty, and Get Stuff Done” (algo como “Ansiedade no trabalho: 8 estratégias para ajudar as equipes a desenvolverem resiliência, lidarem com a incerteza e realizarem as tarefas”, em tradução livre), acreditam.
Elton relata que, mesmo antes da pandemia, apenas uma em cada dez pessoas se sentia confortável para falar com o chefe sobre o assunto. Quando você compara a saúde mental com a saúde física, isso se torna ainda mais grave. “As pessoas não imaginam seus funcionários andando por aí com a perna quebrada, sem que ninguém se importe com isso.”
Muitas pessoas com ansiedade optam por não revelar o problema no trabalho por medo de serem excluídas de aumentos, promoções e grandes atribuições – sem mencionar a possibilidade de perderem status social ou serem rejeitadas pelos colegas. Mas, a prevalência da ansiedade na sociedade significa que os locais de trabalho devem reagir a esse cenário.
A ansiedade está aumentando e Elton e Gostick acreditam que ela terá um impacto significativo nos locais de trabalho pelo menos nos próximos cinco a dez anos. No entanto, os líderes que passam a conhecer os membros de sua equipe como os indivíduos que são, terão uma chance melhor de criar locais de trabalho psicologicamente seguros e ajudar suas equipes a reter e desenvolver talentos.
Veja, na galeria abaixo, 6 recomendações para ajudá-lo a descobrir quais membros de sua equipe precisam de seu apoio para lidar com a ansiedade e como você pode fornecê-lo: