5 hábitos ruins que estão atrapalhando sua carreira

18 de janeiro de 2022
Getty Images

Não fazer algo por medo de fracassar é um dos hábitos ruins que pode estar impedindo o seu crescimento

Ao escrevermos um texto, a edição é necessária para clareza, fluxo e eficácia. É uma parte essencial do processo que remove qualquer coisa que não esteja servindo à história e pode fazer a diferença entre algo mais ou menos e um texto perfeito. O mesmo vale para sua carreira. E, se você for como a maioria das pessoas, provavelmente está atrasado para uma edição profissional. Aqui estão os cinco principais maus hábitos para se livrar e melhorar sua carreira:

1. Não ter clareza sobre seu valor

Tentar ser tudo para todas as pessoas é uma batalha perdida. Se ninguém entender o que você faz e o valor que você agrega ao fazê-lo, você não progredirá em sua carreira. Quando você é confuso, perde oportunidades potenciais, clientes, projetos, promoções e parceiros.

Ao invés disso, perca a ambiguidade e faça da clareza sua amiga. Quando você está esclarecido, tudo se torna mais fácil. As pessoas entendem você, o que você oferece, seu valor, o que o diferencia, como você pode ajudá-las e como elas podem ajudá-lo. Ter clareza permite alinhar seus objetivos com um plano para alcançá-los – e ficar longe das coisas que podem te atrapalhar.

Além disso, compartilhe sua sabedoria. Você provavelmente acumulou uma riqueza de experiência, insights e compreensão; o coloque em bom uso, ajudando os outros. Posicione-se como um líder de pensamento confiável, compartilhando regularmente seu conhecimento em sua área de especialização por meio das mídias sociais, o que amplifica seu impacto e alcance. Forneça valor servindo, não vendendo, e concentre-se em compartilhar experiências de negócios do mundo real e lições de liderança que aprendeu.

2. Manter relações e atividades que não fazem bem

Seu ambiente, que inclui amigos, colegas, localização, hábitos e estilo de vida, o afeta muito mais – para melhor ou para pior – do que você imagina. Nos últimos anos, você provavelmente cresceu e evoluiu, e o que funcionou para você provavelmente mudou. Como resultado, não é possível fazer uma mudança significativa e duradoura sem alterar alguns elementos do seu ambiente.

Lembre-se de estar atento às companhias que mantém e às atividades em que se envolve – e pergunte a si mesmo se elas apoiam o que você quer fazer, não apenas o que você já fez. O crescimento real acontece quando você se alinha com pessoas e coisas que apoiam seu destino, não sua história.

3. Se deixar dominar pelo medo de fracassar

O fracasso e o sucesso não são mutuamente excludentes: eles estão conectados. Os líderes usam o fracasso como combustível, mantendo a coragem e a perseverança para continuar. Ao reformular o fracasso como um ingrediente do sucesso, você ajustará sua mentalidade para uma mais positiva, na qual vê o fracasso como uma necessidade.

Considere também que cometer erros ajuda você a aprender. Sua capacidade de se adaptar a falhas é vital: um “fracasso” é só um erro se você não aprender.

SAIBA MAIS: 6 passos para vencer a procrastinação em 2022

4. Cultivar crenças negativas

Não permita que crenças limitantes – as suas ou aquelas que outras pessoas lançaram sobre você – o impeçam. As histórias que contamos a nós mesmos são as palavras mais importantes que falamos porque elas se repetem em nossas cabeças. Quando você enche sua cabeça com conversa interna negativa e comparações injustas como “eu não sou tão bom em ___ (sua área de especialização) quanto ela é” ou “sou apenas um  ___ (o que você é agora), não um ___ (o que você gostaria de ser)”, você se impede de aprender, crescer e esticar suas asas. 

Em vez disso, use um pouco de compaixão e trate-se como trataria um amigo precioso. As palavras têm poder, portanto, certifique-se de que as suas sejam positivas. Ao substituir a conversa de autossabotagem por uma conversa de autoafirmação, você abandonará as crenças limitantes e adotará uma mentalidade focada no crescimento.

5. Reduzir o caminho do sucesso a um só

Perca a ideia de que só há um caminho para a grandeza. Em vez disso, mude sua mentalidade para superar qualquer noção preconcebida do que você “deveria” fazer e crie um caminho que seja exclusivamente seu.

As pessoas mais bem-sucedidas não têm medo de se desviar do caminho previsível e buscam de bom grado educação, habilidades e experiências complementares que enriqueçam sua jornada, acrescentem à sua história profissional e ajudem a diferenciá-las de seus pares.