Ainda que profissionais com formação em matemática ou engenharia possam se colocar nesse mercado, nem sempre é necessário concluir o terceiro grau. Muitos cargos exigem certificações como porta de entrada, que podem ser conseguidas com cursos mais rápidos. Pedimos ao professor e headhunter Edney “Interney” Souza, diretor acadêmico da Digital House Brasil, apontar as áreas que terão mais vagas dentro desse mercado. Veja aqui:
Programação
A área com mais possibilidades de carreira é a de desenvolvimento. E as profissões dessa área não são as que mais demandam conhecimentos em ciências exatas. Quem gosta de escrever e está familiarizado com várias línguas pode se dar bem com a programação. “Essa é a área para quem gosta de automatizar funções e está sempre procurando aplicativos para facilitar as tarefas do dia a dia. Se gosta de facilitar, já tem um forte pré-requisito”, diz Edney. Entre as funções principais, há o desenvolvimento web, o mobile e a integração de sistemas dentro de empresas.
UX Design
Análise e Ciência de Dados
Uma área mais estratégica e a que mais vai demandar conhecimentos em matemática. “Tudo o que fazemos gera dados. Através da análise de dados, vão ser extraídos diversos insights para a melhoria e o funcionamento dos negócios”, diz. Os analistas de dados trabalham com uma análise de perfil mais próxima do dia a dia, enquanto os cientistas de dados trabalharão com a inteligência artificial.
Marketing Digital
Os contadores de histórias têm as habilidades necessárias para o marketing digital. O trabalho nessa área é direcionado principalmente a plataformas como YouTube, Spotify, Instagram, entre outras. O profissional de marketing digital vai desenvolver estratégias de comunicação para os novos meios com que os consumidores interagem. “É um profissional que tem que gostar de se relacionar com outras pessoas, já que vai lidar com a experiência do consumidor”, diz Edney.