Carreira em TI: descubra as áreas mais promissoras deste mercado

A tecnologia da informação é uma das áreas com mais vagas atualmente. Saiba o que está em alta e como se especializar.

Martina Colafemina
Compartilhe esta publicação:

Edney “Interney” Souza é diretor acadêmico da Digital House Brasil. Ele fala sobre as áreas de atuação mais promissoras dentro da tecnologia atualmente.

Acessibilidade


A área de Tecnologia da Informação é uma das mais promissoras para se fazer carreira hoje. Diversos levantamentos mostram que haverá um déficit de centenas de milhares de profissionais no Brasil. A Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) aponta que a demanda por profissionais nas áreas de software e serviços de TI será de 800 mil vagas até 2025. E metade delas deve permanecer em aberto, segundo especialistas na área.

Ainda que profissionais com formação em matemática ou engenharia possam se colocar nesse mercado, nem sempre é necessário concluir o terceiro grau. Muitos cargos exigem certificações como porta de entrada, que podem ser conseguidas com cursos mais rápidos. Pedimos ao professor e headhunter Edney “Interney” Souza, diretor acadêmico da Digital House Brasil, apontar as áreas que terão mais vagas dentro desse mercado. Veja aqui:

Programação

A área com mais possibilidades de carreira é a de desenvolvimento. E as profissões dessa área  não são as que mais demandam conhecimentos em ciências exatas. Quem gosta de escrever e está familiarizado com várias línguas pode se dar bem com a programação. “Essa é a área  para quem gosta de automatizar funções e está sempre procurando aplicativos para facilitar as tarefas do dia a dia. Se gosta de facilitar, já tem um forte pré-requisito”, diz Edney. Entre as funções principais, há o desenvolvimento web, o mobile e a integração de sistemas dentro de empresas. 

UX Design 

O user experience designer é quem vai projetar tudo o que foi arquitetado pelo desenvolvedor, principalmente em relação à experiência do usuário. “Esse profissional vai atuar em todas as interfaces em que o usuário terá interação, não só no layout. Ele vai pensar em que serviços podem estar naquela plataforma para melhorar a experiência do usuário”, diz Edney.

Análise e Ciência de Dados

Uma área mais estratégica e a que mais vai demandar conhecimentos em matemática. “Tudo o que fazemos gera dados. Através da análise de dados, vão ser extraídos diversos insights para a melhoria e o funcionamento dos negócios”, diz. Os analistas de dados trabalham com uma análise de perfil mais próxima do dia a dia, enquanto os cientistas de dados trabalharão com a inteligência artificial. 

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Marketing Digital 

Os contadores de histórias têm as habilidades necessárias para o marketing digital. O trabalho nessa área é direcionado principalmente a plataformas como YouTube, Spotify, Instagram, entre outras. O profissional de marketing digital vai desenvolver estratégias de comunicação para os novos meios com que os consumidores interagem. “É um profissional que tem que gostar de se relacionar com outras pessoas, já que vai lidar com a experiência do consumidor”, diz Edney.

Compartilhe esta publicação: