Você pode ter medo de que, admitindo não saber algo, as pessoas pensem que você não é bem informado, não é inteligente o bastante ou até mesmo que você não merece seu emprego. Sua percepção, entretanto, pode te levar a conclusões errôneas.
Dizer “eu não sei” pode ser o melhor caminho a escolher e aqui há três razões para isso:
Mostre seu valor intelectual
Habilidades que mostram seus valores perenes incluem sua habilidade de pensar criticamente, de se comunicar com diversos tipos de pessoas e de antecipar cenários. Essas habilidades vão permitir que você mude os eixos repetidamente e guie desafios de forma contínua. A gerência não precisará olhar para outros lugares para procurar alguém a quem possa endereçar suas necessidades. A liderança se sentirá confiante de que você dá conta do que der e vier.
Mostre estar ávido por descobertas
Quando você disser “Eu não sei”, não pare por aí. Diga algo como “Eu não sei e vou procurar saber”. Não saber algo não encerra a discussão. Começa a discussão.
Se você não está ciente de algo, essa é uma oportunidade de mostrar autoconhecimento e determinação em evoluir. Procure informações com um colega de outro departamento ou pesquise as estatísticas do assunto na internet. Aproveite a oportunidade para aprender o que você não sabe da melhor forma para você e para o seu time. Mostre a sua determinação e a sua motivação.