Networking: como fazer uma boa rede de contatos

8 de junho de 2022
Getty Images

O networking consiste em construir relações de confiança com colegas de trabalho e parceiros de negócios

Ter a confiança de quem você se relaciona abre portas, principalmente no mundo do trabalho. O networking é um aspecto importante da carreira por ser o caminho em que você vai trocar informações importantes, colaborar, além de oferecer e receber ajuda. 

Uma pesquisa divulgada no blog do LinkedIn mostra que mais de 70% dos profissionais são contratados em empresas onde eles já têm uma conexão. E pessoas que aplicam a uma vaga e são indicadas por um funcionário atual da empresa têm nove vezes mais chance de serem contratadas. 

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Aqui, um guia de como investir em sua própria rede de contatos. 

 

Aproveite momentos de descontração

Um happy hour ou uma pausa para o café são boas oportunidades para se relacionar. Pode parecer supérfluo, mas você está construindo relacionamentos com pessoas. Sair do ambiente de pressão vai trazer novas perspectivas sobre elas e permitir que vocês se conheçam melhor. Uma pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group afirma que 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações da rede de contatos.

 

Saiba qual é a sua turma

Antes de aumentar a rede, é necessário entender em que momento de carreira você está e de quem será mais interessante se aproximar. “O importante não é ter um celular com um monte de telefones, e sim ter um celular que quando você liga, alguém te atende”, diz Dani Junco, CEO e cofundadora da B2Mamy.

 

Comece pelo mais acessível

“Retome contatos com amigos da escola e faculdade, se conecte em redes sociais, em especial o LinkedIn, com pessoas que falam de assuntos que você tem interesse”, diz Angela Alves, presidente da organização de negócios BNI (Business Network International). Faça o acompanhamento de seus contatos em uma planilha simples e converse periodicamente com suas novas conexões.

 

Participe de eventos ou crie os seus

Para as mulheres, a dica é valiosa por ser uma maneira de estabelecer ambientes seguros. “Participe ou promova almoços e jantares com mulheres que você considera interessantes, do seu setor ou não. Propicie ambientes seguros nesses encontros para que todas possam falar abertamente de seus desafios pessoais e profissionais”, diz a jornalista, apresentadora e empreendedora Ana Paula Padrão.

 

Aproveite a entrevista de emprego

Criar uma conexão com um recrutador ou possível chefe pode abrir caminhos para novas oportunidades. Embora uma entrevista de emprego possa parecer inerentemente formal, não se transforme em uma versão robótica e limitada de si mesmo. Em vez disso, deixe o seu “eu” brilhar. Permitir que o entrevistador tenha uma noção de sua personalidade real é uma das melhores maneiras de criar uma conexão autêntica durante o tempo limitado da entrevista. 

 

Deixe sua rede sempre informada

Além de você, a maioria dos profissionais da sua rede também estarão dispostos a ajudar e compartilhar informações úteis. Não deixe de divulgar o status da sua carreira. Compartilhe cursos que está fazendo, novos projetos e se busca recolocação no mercado. Se souber de oportunidades relevantes para a sua rede, repasse.

 

Domine sua linguagem corporal

Apenas 7% de toda a nossa comunicação é verbal. A comunicação não-verbal raramente é treinada, mas é fundamental e pode ter um enorme impacto no sucesso profissional. Os sinais sutis que nossa postura, contato visual e linguagem corporal enviam para outra pessoa podem fazer a diferença não apenas entre um “sim” ou um “não”, mas também entre a disposição de uma pessoa em aprender mais ou querer passar mais tempo com você. 

 

Agradeça o apoio

A gratidão fortalece a motivação de quem se propõe a ajudar. Ao obter uma conquista relevante ou superar um obstáculo, sempre agradeça àqueles que estiveram ao seu lado nessa jornada. Você construirá uma relação de confiança em que poderá se basear no futuro. E essas pessoas também sentirão que podem contar com você. 

 

Crie conteúdo

Quando você dissemina informação de qualidade, demonstra a sua competência. Verifique quais assuntos interessam à sua rede e seguidores e contribua, dando sua opinião ou compartilhando conteúdo relevante. 

 

Pense a longo prazo

“Muitos jovens profissionais vêm até mim com pressa para chegar a algum lugar”, diz Sunaina Sinha Haldea, diretora global da consultoria de capital privado Raymond James. “Eles acham que precisam se beneficiar diretamente dos relacionamentos, observar resultados de cada evento de networking em que vão e ver suas carreiras progredindo constantemente. Mas carreiras reais raramente são lineares, e a mesma coisa serve para o sucesso.” Haldea aconselha a ficar de olho no seu grande objetivo, que vem a longo prazo. “Não ponha foco apenas nos negócios ao se relacionar com as pessoas. Em vez disso, construa relacionamentos autênticos e de longo prazo. Isso será positivo tanto para o seu negócio quanto para a sua vida pessoal”. 

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