Uma declaração de missão é a maneira mais fácil de representar e resumir a identidade e o propósito de qualquer empresa. Isso é importante para startups em estágio inicial porque essas organizações estão em processo de busca e construção de sua identidade.
Consequentemente, trabalhar na elaboração de uma declaração de missão é uma grande oportunidade para sua equipe pensar sobre os objetivos e valores de sua startup.
Uma boa declaração de missão responde à pergunta “por que” – a razão da existência de sua startup, que, como Simon Sinek explicou em sua famosa palestra no TED, é algo crucial para uma organização saber se deseja se destacar.
LEIA MAIS: Sua empresa está pronta para um relatório anual integrado?
Uma declaração de missão bem elaborada pode ajudar a orientar a tomada de decisões, inspirar e motivar os funcionários e diferenciar uma startup de seus concorrentes. Então, aqui estão cinco dicas para construir uma:
1. Envolva a equipe
Construir uma declaração de missão não é trabalho de uma pessoa. Envolva as principais partes interessadas, como fundadores, funcionários e consultores no processo, para garantir que a declaração de missão represente verdadeiramente os valores e as aspirações da empresa. O processo de elaboração de uma declaração de missão é um ótimo exercício para construir e definir a cultura interna de uma organização. Isso pode motivar a equipe inicial, dando aos membros que contribuem para a declaração de missão um senso de propósito e pertencimento.
2. Mantenha as coisas simples
Uma declaração de missão deve ser concisa e fácil de entender. Evite usar jargões ou linguagem complexa que possa confundir quem está de fora. Uma declaração de missão que confunde em vez de esclarecer é contraproducente e pode afastar as pessoas do seu negócio.
Não tenha medo de escrever muito quando estiver trabalhando em sua declaração de missão. Tudo bem – o processo de remover e simplificar coisas importantes, mas não cruciais, é sua principal ferramenta para chegar ao cerne de sua organização.
3. Seja específico
Uma declaração de missão deve ser mais do que apenas um lugar-comum ou uma vaga declaração de propósito. Deve delinear o impacto específico que a empresa espera ter, seja na forma de um produto ou serviço, seja por meio de iniciativas sociais ou ambientais.
No que exatamente você está trabalhando? Como isso beneficiará seus clientes ou o mundo como um todo?
4. Concentre-se no futuro
Uma declaração de missão deve ser voltada para o futuro e ser aspiracional, em vez de simplesmente descrever o que a startup faz hoje. Ele deve delinear os objetivos e propósitos de longo prazo da empresa. Se elaborado corretamente, tornará seu caminho mais fácil de seguir, pois o manterá focado no que deseja alcançar. Isso ajudará você a escolher com eficácia entre diferentes oportunidades, avaliando qual delas é mais útil para sua missão.
5. Revise e revise novamente se necessário
Finalmente, uma declaração de missão não deve ser estática. Isso é especialmente verdadeiro para startups em estágio inicial que passam por iterações e pivôs com frequênci, até encontrarem o produto adequado ao mercado.
À medida que sua organização muda, sua declaração de missão provavelmente precisa mudar para melhor descrever novos valores e aspirações.
Seguindo essas dicas, os fundadores de startups de tecnologia podem criar uma declaração de missão que comunique o propósito e a direção da empresa e ajude a orientar a tomada de decisões e inspirar a equipe.
Aqui estão alguns ótimos exemplos de declarações de missão para inspirá-lo:
- Zoom: “Para tornar as comunicações de vídeo sem atrito”, que mudou para “Tornar as comunicações sem atrito”. Este é um grande exemplo de extrema simplicidade com foco na principal aspiração da empresa.
- Apple: “Trazendo a melhor experiência de usuário aos clientes por meio de hardware, software e serviços inovadores.” Ilustra claramente o que a Apple mais valoriza.
- Reddit: “Nossa missão é trazer comunidade e pertencimento a todos no mundo.” Olhando para o futuro e focado no valor central que a empresa agrega à vida de seus usuários.
*Abdo Riani é colaborador da Forbes EUA, fundador e CEO da VisionX Partners, empresa de desenvolvimento de startups.