Ainda assim, mudanças em processos e digitalização podem levar empresas a driblarem problemas macroeconômicos e dar saltos produtivos individuais. Desde 2021, a Nestlé trabalha com a startup Workverse para desenhar novos processos de onboarding, nada mais do que a integração de novos funcionários, digitais e gamificados. Hoje, o proesso é feito em 32 unidades de negócios da Nestlé.
O resultado foi uma economia de mais de 500 horas por mês do time de Recursos Humanos – ou mais de 20 dias de trabalho – e 60 horas de cada recém-contratado. “A redução da participação do time em processos de treinamento trouxe menos demandas operacionais relacionadas à integração de novas pessoas”, diz Izabel Azevedo, diretora de talento e cultura da Nestlé.
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Digitalização aumentou a produtividade da Natura
Enquanto a Irlanda produzia US$ 125,09 por hora, o Brasil produzia cerca de US$ 19,20. Até mesmo o Chile fazia mais no mesmo tempo, US$ 28,42, segundo dados de 2019 do World Population Review. Depois da Irlanda, os outros países no top 10 mais produtivos eram Luxemburgo, Dinamarca, Bélgica, Noruega, Suíça, França, Estados Unidos, Áustria e Suécia.
Um brasileiro leva uma hora para fazer o mesmo produto ou serviço que um norte-americano faz em 15 minutos – e um alemão ou coreano, em 20 minutos. Entre os principais fatores que explicam a produtividade baixa local estão a complexidade do sistema tributário, que influencia investimentos, além da falta de infraestrutura para abrir e desenvolver negócios e, com isso, levar as organizações a um patamar mais alto. “O Brasil tem uma massa muito grande de empresas de produtividade baixíssima, mesmo comparado com Chile, México e China”, diz Veloso, da FGV.
Um levantamento feito pela consultoria McKinsey mostrou, no entanto, que a transformação digital encabeça as práticas adotadas pelas empresas mais produtivas do mundo, com as quais devemos aprender. E o case da Nestlé reforça essa ideia.
Na Natura, a digitalização dos processos de vendas ao consumidor, que começou há 10 anos com a ajuda da consultoria Accenture, levou a um salto de produtividade. Segundo a Natura, as consultoras que utilizam ferramentas digitais, como WhatsApp, outras redes sociais e a própria plataforma da empresa, têm produtividade 35% maior do que quando usavam os antigos catálogos de produtos. Hoje, 78% utilizam a plataforma digital da companhia como canal de comunicação e vendas. Essa transformação digital, portanto, nem sempre envolve ferramentas complexas.
Nesse caso, a plataforma reúne as principais promoções e lançamentos e permite atualizações constantes, substituindo as revistinhas e as compras apenas presenciais. As consultoras também têm acesso a uma biblioteca de imagens e vídeos para compartilhar em suas redes de divulgação, além de um catálogo de vendas digital que permite que as compras sejam feitas pelo site da Natura e vinculadas ao perfil da consultora – ou mesmo por WhatsApp. “No começo, a venda era através do boca a boca. Agora, com o uso da tecnologia impulsionado pela pandemia, é muito mais pelo WhatsApp”, diz Mara Ester, consultora da Natura desde 2018, sobre o crescimento exponencial e a economia de tempo que a força de vendas alcançou com a mudança para o canal digital.
- Investir em intangíveis: pesquisa e desenvolvimento, propriedade intelectual e capacidades da força de trabalho;
- Construir uma força de trabalho pronta para o futuro: focar menos em qualificação e mais em experiências; treinar as pessoas em diversas áreas; expandir políticas de licença parental e creche para reter os melhores talentos e oferecer flexibilidade principalmente para mulheres e pessoas mais velhas;
- Adotar uma abordagem ampla: maior conexão com cadeias e talentos globais e novos mercados.
Home office aumenta a produtividade
Antes de 2020, a produtividade brasileira estava em queda desde a década de 1980. Com a pandemia, em um primeiro momento, o quadro mudou. “Não porque as empresas adotaram mais tecnologia ou porque a educação melhorou, mas porque os trabalhadores menos qualificados saíram do mercado naquele momento”, diz Veloso, da FGV. E isso elevou a média de produtividade nacional.
Com o retorno gradual pós-pandemia, a tendência de queda voltou e hoje a produtividade está abaixo da pré-pandemia. Segundo a McKinsey, esse é um problema global. Os EUA também enfrentam desafios para retomar a produtividade, como escassez de mão de obra, dívida, inflação e o custo da transição energética. Se o país voltar ao seu ritmo, pode acumular US$ 10 trilhões no PIB até 2030. Mas atingir esse potencial exige um esforço conjunto de líderes empresariais e formuladores de políticas públicas.
Ainda na pandemia, que obrigou muitos funcionários a trabalhar de casa, o home office fez com que a maioria dos funcionários se sentissem mais produtivos, segundo uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a Emlyon Business School em março de 2021.
Veja outras formas que as empresas e os funcionários estão encontrando para aumentar a produtividade e o engajamento:
Paranoia da produtividade
Se por um lado vemos grandes empresas com iniciativas para aumentar a produtividade melhorando o bem-estar dos funcionários, por outro, ainda está no imaginário de muitos chefes e subordinados a ideia de que sair do escritório tarde da noite e estar sempre correndo e atolado no trabalho garantem um status ao profissional – a receita perfeita para o burnout. “A ideia da sociedade do cansaço se aplica à forma como a gente vê o trabalho na contemporaneidade e que gera uma ideia de produtividade tóxica”, diz Michelle Prazeres, jornalista e idealizadora do movimento DesaceleraSP e da Escola do Tempo.
A produtividade tóxica é a necessidade incontrolável de se sentir produtivo o tempo todo, a todo custo, e pode ser prejudicial à saúde mental e física. Prazeres relaciona “A Sociedade do Cansaço”, do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, com a romantização e glorificação do trabalho na cultura da aceleração e da lógica do desempenho. “Quando o trabalho se totaliza à vida, fica muito difícil fechar a equação tempo, dinheiro, trabalho, bem-estar e saúde mental.”
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Com a pandemia e o home office, empregadores que queriam ter maior controle sobre a rotina de seus funcionários no modelo remoto começaram a fazer microgerenciamento do tempo e muitos implementaram softwares para acompanhar o trabalho dos profissionais. Cerca de três em cada quatro utilizavam algum dispositivo de monitoramento das suas equipes, segundo uma pesquisa de 2021 da ferramenta de segurança na internet ExpressVPN. Além de a maioria dos funcionários não concordar com a prática e considerá-la antiética, ela não contribui para a produtividade.
Na verdade, a paranoia da produtividade, termo cunhado pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, pode ter o efeito oposto ao esperado. O termo surgiu de um estudo da Microsoft que identificou que há uma diferença considerável entre a porcentagem de pessoas que acreditam que são produtivas no trabalho (80%) e a porcentagem de gestores que creem que seus funcionários são produtivos (12%). Os líderes tendem a perceber menos a produtividade dos trabalhadores remotos e, assim, a exigir ainda mais produtividade dessas pessoas.