Quanto tempo sua empresa sobreviverá se de repente todos os concorrentes se tornarem 30% mais produtivos? E se eles ficarem 50% mais produtivos? Isso pode parecer alarmismo e algo muito distante da realidade, mas uma pesquisa recente mostra que é tudo menos isso.
Veja também:
Em um novo estudo do MIT, gerentes, profissionais de marketing e RH, consultores e analistas de dados que usaram a inteligência artificial produziram relatórios 37% mais rápido e com melhor qualidade. E não apenas as pessoas ficaram mais produtivas, como também sua satisfação no trabalho aumentou. Uma pesquisa com desenvolvedores de software descobriu que aqueles que usam IA concluem uma tarefa de desenvolvimento em JavaScript 55,8% mais rápido do que os que não usam.
Profissionais que trabalham com suporte ao cliente usando IA aumentaram em 13,8% o número de resoluções de problemas por hora. Com a tecnologia, eles participaram de vários chats ao mesmo tempo, gastaram cerca de 9% menos tempo por chat e gerenciaram 14% mais conversas por hora. Quando um funcionário com apenas dois meses na empresa usou a inteligência artificial, teve um desempenho tão bom quanto um profissional com seis meses de experiência trabalhando sem IA. E o turnover, ou a rotatividade de funcionários que usaram IA, foi quase 9% menor do que o dos profissionais sem IA.
Leia também:
- Do Chief AI Officer ao ChatGPT como CEO, entenda como a IA está mudando o trabalho
- Com salários de até R$ 40 mil, IA é a habilidade tecnológica mais buscada pelo mercado
Inteligência artificial pode ser o diferencial da sua empresa
Cada um dos concorrentes da sua empresa tem acesso a ferramentas de IA gratuitas ou muito baratas que podem eliminar as suas vantagens competitivas em questão de meses ou até semanas. Sua nova vantagem competitiva será a rapidez com que você pode treinar todos os funcionários da sua organização em IA.
O problema é que o novo estudo da empresa de pesquisa em liderança Leadership IQ sobre a prontidão do uso da IA descobriu que 73% dos líderes admitem ter pouca ou nenhuma experiência com ferramentas de inteligência artificial. E 55% acreditam que seus funcionários são indiferentes, relutantes ou resistentes à IA.
A chave para todas as empresas é fazer com que os funcionários usem a IA imediatamente. Mesmo se você começar com pequenas tarefas, as pessoas precisam experimentar o poder dessa tecnologia para abraçar seu potencial.
Por exemplo, imagine que você precisa escrever um memorando executivo analisando o balanço patrimonial e a demonstração de resultados da sua área. Mesmo para líderes experientes, analisar os números, calcular os principais índices financeiros e redigir o memorando pode levar várias horas. Mas com a IA, tudo isso pode ser concluído literalmente em cinco minutos. (Você pode assistir a um tutorial em inglês mostrando como fazer isso no ChatGPT).
Em um caso como esse, a IA não apenas é incrivelmente rápida em comparação com um ser humano, mas elimina a parte maçante do trabalho.
Talvez sua equipe tenha acabado de fazer uma reunião e você queira resumir a conversa e identificar as tarefas de todos. Em vez de passar a próxima hora revisando e sintetizando suas anotações, a IA pode fazer a transcrição da chamada e, em segundos, fornecer um resumo e apontar quem fica responsável por cada coisa. A inteligência artificial pode até escrever emails de acompanhamento para você. (Aqui está um tutorial em inglês mostrando o processo passo a passo).
Em vez de permitir que seus novos vendedores passem meses aprendendo por tentativa e erro, a IA pode conversar com os melhores vendedores e guiar seus novos contratados. Também pode analisar suas melhores campanhas de marketing e identificar precisamente por que elas tiveram mais sucesso que outras.
Existem milhares de atividades que podem ser aceleradas e aprimoradas com o uso da IA. Mas, novamente, a chave é fazer com que seus funcionários usem essas ferramentas agora. Se eles não começarem a usar a IA hoje, a equipe dos seus concorrentes vai e eles ficarão mais rápidos, melhores e mais inteligentes. Ignorar a IA é como dar dinheiro, vantagem competitiva e sucesso à concorrência. Cada tarefa que eles concluem 37% mais rápido ou problema do cliente que eles resolvem com 14% mais eficiência é uma vitória para eles e uma perda para você.
O CEO da IBM recentemente anunciou que 30% das funções não voltadas para o cliente poderiam ser substituídas pela IA e ferramentas de automação em cinco anos. Eles não estão esperando para começar a usar essas ferramentas. E, se você não quer perder as vantagens competitivas que construiu ao longo dos anos, precisa fazer com que sua força de trabalho também use a inteligência artificial.
Veja as novas profissões criadas pela inteligência artificial
-
Getty Images Engenheiros de machine learning
Algumas profissões surgiram do zero, baseadas em cargos tradicionais em tecnologia que temos hoje. Para que os computadores consigam operar com base em dados e algoritmos, os engenheiros de machine learning (aprendizado de máquina), serão cruciais. Responsáveis pela programação, esses profissionais criam e treinam os modelos computacionais para execução de tarefas específicas.
-
Divulgação Designers conversacionais
Os designers conversacionais são responsáveis pela adaptação das interfaces de IA aos atendimentos ao público e usuários finais, por exemplo. Esses profissionais hoje trabalham com UX (experiência do usuário) e na comunicação de avatares, por exemplo. Agora, estão ganhando uma nova funçãoi ao estender suas habilidades para treinamento de IA e suas respostas. -
Especialista em ética da IA
Mas as mudanças provocadas pela IA não se restringem ao mercado de trabalho. A discussão sobre regulação, segurança e governança precisa acompanhar o desenvolvimento. Por trás de toda tecnologia, existe uma programação realizada por humanos, com ideais e julgamentos particulares. O profissional de ética em IA será responsável por fazer essa análise, bem como se certificar de que os processos lógicos e programados das máquinas não se sobreponham às questões humanitárias. Advogados vão passar a se especializar em questões jurídicas relacionadas à IA. “Em algum momento, as empresas irão precisar de governança ligada à IA para pensar esses limites”, diz a economista Dora Kaufman, professora da PUC-SP e pesquisadora dos impactos éticos da Inteligência Artificial.
-
picture alliance/Getty Images Designers de prompts para IA
Os designers de prompts para IA são especializados na interação entre humanos e tecnologia. Os prompts são perguntas, instruções e demandas comuns, presentes na comunicação entre o usuário e sistemas como o ChatGPT, por exemplo. O objetivo dessa função é identificar as principais necessidades dos usuários ao interagir com uma inteligência artificial e criar a melhor conversa possível entre máquinas e seres humanos.
-
Anúncio publicitário -
Curadoria de informações para IA
A curadoria para desenvolvimento da IA também está entre as funções importantes nesse mercado que se abre. É a pessoa que vai pesquisar, analisar e selecionar as informações que a IA terá acesso – inclusive tem implicações sobre discussões sobre ética, inclusão e diversidade nos resultados das buscas. “Esse profissional é responsável pela melhoria contínua das interações dos usuários com as interfaces conversacionais. O trabalho é feito por meio da análise das interações, mapeamento e criação de novos exemplos para o modelo de inteligência artificial, e do acompanhamento dos objetivos de negócio”, diz Bonora.
Engenheiros de machine learning
Algumas profissões surgiram do zero, baseadas em cargos tradicionais em tecnologia que temos hoje. Para que os computadores consigam operar com base em dados e algoritmos, os engenheiros de machine learning (aprendizado de máquina), serão cruciais. Responsáveis pela programação, esses profissionais criam e treinam os modelos computacionais para execução de tarefas específicas.
*Mark Murphy é colaborador da Forbes USA. Ele é o fundador da LeadershipIQ.com, autor best-seller e palestrante.
(traduzido por Fernanda de Almeida)