5 atualizações para fazer no seu perfil do LinkedIn neste fim de ano

20 de dezembro de 2023
Getty Images

Perfis do LinkedIn que atualizam suas habilidades têm 31 vezes mais chances de serem selecionados por recrutadores

Com uma base de mais de um bilhão de usuários, recrutadores e empresas, o LinkedIn é uma poderosa rede profissional. É visto como um “currículo virtual” e um ambiente onde podemos nos conectar com pessoas de diferentes indústrias, encontrar empregos e contratar profissionais.

Mas será que você está aproveitando todo o potencial da plataforma?

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Se você está em busca de um novo emprego em 2024 ou apenas quer ampliar sua rede de contatos, preste atenção nestes 5 itens para ter mais chances de começar o ano com oportunidades e fortalecendo seu networking.

1. Personalize a seção “Sobre mim”

Escreva uma introdução precisa, impressionante e direta para o seu perfil. Essa seção é a primeira coisa que potenciais conexões vão ver quando entrarem na sua página. Limite o texto a alguns parágrafos, destaque suas principais habilidades e adicione um endereço de e-mail para que as pessoas possam entrar em contato com você.

Você também pode reforçar essa seção adicionando uma conquista, como um prêmio ou um resultado positivo que ajudou a conseguir no seu trabalho. Isso mostra que você está interessado em crescer mais, para além do que já conquistou este ano.

Leia também

2. Atualize seu título

A seção “título” do seu LinkedIn é composta por poucas linhas que podem ajudar a dar a outras pessoas uma ideia de quem você é, o que faz profissionalmente e em qual função você se daria bem. Seu título é uma primeira impressão do seu perfil e, dependendo das palavras-chave que você incluir nesta seção, pode chamar a atenção do seu emprego dos sonhos.

Uma ótima forma de escrever o título é mencionar o cargo que você ocupa hoje e escrever uma frase curta descrevendo a sua função. Seja específico, adapte-se ao que você procura e use palavras-chave que ajudarão os recrutadores a te encontrar. Veja um exemplo:

Fórmula: Cargo atual | Habilidades-chave e palavras-chave do setor no qual você atua

Exemplo: Líder de SEO na empresa ABC | Impulsionando o crescimento de audiência e as estratégias digitais

3. Atualize suas habilidades

É importante atualizar a parte de habilidades do seu perfil do LinkedIn sempre que um novo ano começa ou você recebe uma promoção. Assim, você pode mostrar aos recrutadores e às suas novas conexões o quanto você está crescendo em sua carreira. Desenvolver novas habilidades é uma ótima maneira de ser notado pelas ferramentas de busca do LinkedIn. “Perfis que atualizam suas habilidades e preenchem as informações necessárias têm 31 vezes mais chances de serem selecionados por recrutadores e contratados por empresas interessadas”, diz Catherine Fisher, especialista de carreira do LinkedIn.

4. Personalize sua foto e a imagem de apresentação

Todos sabemos que as primeiras impressões são tudo, especialmente no LinkedIn. Por isso, a sua foto é importante. Foto de perfil e cabeçalho apropriados podem fazer você parecer mais profissional. Use plataformas de edição de fotos, como o Canva, para fazer montagens com suas informações e crie uma que se conecte à sua marca pessoal.

5. Coloque alertas para novas vagas de emprego

Inscreva-se para receber alertas de vagas de emprego que estejam alinhadas com seus interesses profissionais. É uma maneira útil de ver quem está contratando e como está o mercado de trabalho na sua área. Agora, o LinkedIn permite que você escolha como quer receber esses alertas, por notificação na plataforma ou por e-mail.

*Sho Dewan é colaborador da Forbes USA. Ele é consultor de carreira, criador de conteúdo e LinkedIn Top Voice.

(Traduzido por Gabriela Guido)