CEO de Tesla e SpaceX doa US$ 10 milhões para manter inteligência artificial “benéfica para a humanidade”

16 de janeiro de 2015
Getty Images

Getty Images

Elon Musk está preocupado. O CEO da marca de automóveis Tesla Motors e da empresa de voos espaciais Space X recentemente doou US$ 10 milhões para financiar pesquisas que mantenham o uso da inteligência artificial seguro. O bilionário já havia expressado sua apreensão com as possíveis consequências da IA nos seres humanos.

Musk diz que a inteligência artificial “é potencialmente mais perigosa do que armas nuclearese que o propósito de sua doação é garantir que a tecnologia seja usada para o benefício da humanidade. Este é um caso onde a gama de resultados negativos é grande e alguns deles são bem severos. É possível prever casos onde a recuperação da raça humana nem sequer aconteça”, declara. Quando o risco é tão grave, creio que você deve ser mais proativo.

MAIS EM TEC: Google agora oferece traduções por imagem e voz 

O dinheiro será distribuído entre pesquisadores por meio de concursos. Quem supervisionará o processo é a Future of Life Institute (FLI), organização que analisa riscos existenciais envolvendo a humanidade. O plano é destinar a maior parte do fundo às pesquisas com inteligência artificial e uma pequena parcela para assuntos relacionados, como o impacto da tecnologia na econômica, na politica e no código ético da sociedade.

Musk está entre os signatários ilustres de uma carta aberta da LFI alertando os cientistas sobre manter a inteligência artificial benéfica, e não apenas eficaz. É exatamente para este propósito que irão as doações do bilionário.