Estudante cria coleção de roupas feita inteiramente com uma impressora 3D

31 de julho de 2015

Divulgação

Depois de nove meses de pesquisas e 2.000 horas de impressão, a estudante Danit Peleg conseguiu finalizar seu projeto de design e se formar na faculdade Shenkar de Engenharia e Design, em Israel.

Danit utilizou uma impressora 3D para criar uma coleção completa de roupas. A estudante conhecia pouco da tecnologia, mas queria ver se era possível criar vestimentas com a impressora e também ter a liberdade de desenvolver seus próprios tecidos. Ela criou cinco conjuntos com filamentos de Filaflex, material que tem como vantagem ser muito flexível e ao mesmo tempo resistente.

LEIA MAIS: Empresa norte-americana projeta o primeiro supercarro feito por impressora 3D

Peleg não é a primeira pessoa a se aventurar no mundo da impressão 3D. A designer holandesa Iris van Herpen cria peças exóticas com tecidos impressos em 3D há anos. No ano passado, uma dupla de designers norte-americanos imprimiu um vestido plástico que se movia como se fosse um tecido comum.

No entanto, o que chama a atenção na coleção de Peleg é a possibilidade de estilos que podem ser criados com a técnica. Alguns dos vestidos são inovadores e de acordo com as tendências da moda atual, além de possuírem um ar futurístico por causa das estruturas geométricas.

MAIS: Australianos criam impressora 3D de chocolate para incentivar exercícios

Dentre as peças há uma jaqueta vermelha – um dos maiores desafios do projeto -, um vestido preto simples e uma saia longa listrada de preto e branco em conjunto com uma blusa curta. Essas peças são bem diferentes do que as feitas com tecido normal, mas em público passam perfeitamente por uma roupa comum.