Jovens espanhóis criam vinho azul com 11,5% de álcool

27 de julho de 2015

Divulgação

Um grupo de jovens espanhóis criou um vinho azul. Conhecido como Gik, a bebida é feita de uma mistura de uvas brancas e roxas tingidas de azul com adição de antocianina, um componente natural que há na casca da fruta, e pigmento índigo.

Os criadores afirmam que escolheram azul para mudar radicalmente a coloração do vinho, mas também há uma estratégia por trás desta decisão: a psicologia aponta que a cor representa inovação, movimento, fluidez e mudança.

FOTOS: 9 vinhos que todo colecionador deve ter 

O alvo principal da bebida são pessoas mais jovens, abertas a novas ideias. Pessoas com mais bagagem, que bebem vinho há anos, têm maior tendência a apresentar preconceito contra a nova cor.

Quem já tomou o vinho o descreve sendo doce, como fruta madura, marcado e levemente ácido. Os criadores afirmam que a bebida é para “esquecer tudo que se sabe sobre vinho”. A novidade tem 11,5% de álcool e deve ser servida gelada.

LEIA MAIS: Como combinar vinho e chocolate

Os jovens espanhóis recomendam que o vinho acompanhe comidas como nachos com guacamole, itens da gastronomia japonesa, molho Tzatziki e massa carbonara com salmão. Eles também criaram uma playlist no SoundCloud especialmente para quem bebe o vinho azul.

Uma garrafa de Gik custa € 10 (aproximadamente R$ 37).