Caminhão que dirige sozinho em estradas já trafega na Alemanha

6 de outubro de 2015

Reprodução/ YouTube

Graças a Mercedes-Benz, viagens de longa duração serão bem mais confortáveis para os caminhoneiros. O Mercedes-Benz Actros, fabricado pela Daimler, já faz viagens autônomas nas estradas da Alemanha com seu sistema de piloto automático. Esta é a primeira série de caminhões que dirigem sozinhos.

VEJA TAMBÉM: 4 razões para o novo Rolls-Royce Dawn ser “o carro mais sexy de todos os tempos”

Mas não se preocupe: um motorista ainda é necessário. Ele só poderá relaxar pela maior parte do trajeto. O veículo envia uma mensagem para avisar o motorista que está pronto para tomar o controle assim que acessa uma via expressa. Ele, então, pressiona um botão e o Actros faz o resto.

Com radar frontal e câmeras, o caminhão consegue ser “mais alerta e atento do que qualquer motorista”, afirma a Daimler. Já que todos os sensores estão dentro do veículo, o Actros não precisa de conexão de internet para manter-se autônomo. Ao identificar marcas na estrada, o Actros se mantém precisamente na pista. Além disso, ele também identifica os veículos ao redor e reduz a velocidade caso se aproxime de um trecho com trânsito ou até brecar subitamente se um carro cortar sua frente.

SAIBA MAIS: Google contrata ex-CEO da Hyundai America para liderar projeto de carro autônomo

O motorista pode assumir o controle do caminhão a qualquer momento, mas isso só será realmente necessário quando o veículo chegar à saída desejada.