Prefeito de Fortaleza visita Frankfurt e Nova Déli

31 de março de 2017
Reprodução

O prefeito Roberto Cláudio se reúne com o CEO da Fraport, Stefan Schulte, na Alemanha (Reprodução)

Não é só em São Paulo que o prefeito recém-eleito, João Doria, vem imprimindo uma gestão com características muito peculiares às da iniciativa privada. A capital do Ceará, Fortaleza, já vem experimentando uma gestão com essas particularidades há alguns anos, sob o comando do prefeito reeleito da cidade, Roberto Cláudio (PDT).

LEIA MAIS: O segredo da capacidade de trabalho do prefeito João Doria

Responsável por obras estruturais que estão transformando o cenário urbano da bela cidade do litoral nordestino, Roberto Cláudio foca, agora, na atração de mais investimentos externos, no rastro do leilão da concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Com essa agenda, o prefeito participou no dia (29), em Frankfurt, de uma reunião com Stefan Schulte, CEO da Fraport (Frankfurt Airport Services Worldwide), empresa alemã que administrará o aeroporto da capital cearense pelos próximos 30 anos.

O encontro foi seguido de uma apresentação sobre os aspectos voltados ao potencial econômico, social e turístico da capital cearense, além de ter discutido o cronograma dos prazos da implantação da concessão e, sobretudo, a busca por maior integração com o investidor.

De Frankfurt, Roberto Cláudio segue para Nova Déli, na Índia, onde participará – como único prefeito brasileiro convidado - da reunião anual do New Development Bank (NDB)

“Queremos saber como a prefeitura pode potencializar e maximizar a presença da Fraport na cidade. Incentivos tributários, capacitação profissional, as iniciativas que o município pode implementar, junto com o Governo do Estado, para garantir a presença mais útil possível e, assim, promover o desenvolvimento e a geração de emprego e renda”, destacou o prefeito, antes da viagem.

A agenda incluiu, ainda, uma visita operacional ao Aeroporto de Frankfurt no dia 30 para avaliar as configurações de serviços, de logística e de interação com as questões municipais locais.

VEJA TAMBÉM: João Doria pede que empresários se manifestem a favor das reformas

De Frankfurt, Roberto Cláudio seguirá hoje (31) para Nova Déli, na Índia, onde participará da reunião anual do New Development Bank (NDB), instituição financeira do Brics. Único prefeito brasileiro convidado, ministrará uma palestra com representantes das demais Nações que compõem o bloco dos países em desenvolvimento (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “Vamos apresentar a nossa experiência de planejamento urbano e também de implantação de algumas políticas em áreas específicas, como mobilidade urbana, sustentabilidade e infraestrutura social. Vamos mostrar como, em uma área de periferia, sem oportunidades, a gente conseguiu fazer praças e pavimentação, e como isso foi capaz de modificar a qualidade de vida dessas regiões mais pobres”, disse.

Na oportunidade, serão apresentados projetos com potencial de obter financiamento dos Brics, incluídos no Plano Fortaleza 2040. Os investimentos poderão ser destinados, ainda, às obras de urbanização dos corredores de transporte público de BRT, como o da Avenida Bezerra de Menezes e o que será implantado na Avenida Aguanambi, dentre diversas outras ações.