Novos robôs se inspiram na inteligência dos animais

25 de abril de 2017

O desenvolvimento tecnológico está trazendo inovações à indústria com o advento das máquinas controladas a partir da sinergia entre big data, internet das coisas, computação em nuvem e inteligência artificial. Em vez das tradicionais máquinas de estrutura rígida e imóvel, semelhantes às do filme “Tempos Modernos” (1936), de Charlie Chaplin, as engenhocas que estão conduzindo a humanidade para a Quarta Revolução Industrial (também chamada de Indústria 4.0) se comunicam entre si, têm maior mobilidade que suas antecessoras e detêm comandos descentralizados e automáticos, sem a supervisão constante do ser humano.

LEIA MAIS: Toyota lança robô acompanhante com inteligência de uma criança de 5 anos

Essas máquinas estão próximas da definição de robô do dicionário e, embora essa revolução tecnológica ainda esteja em sua fase inicial, as empresas que não investirem nela com base nesses conceitos vão se tornar personagens dos livros de história do futuro.

Uma das companhias que está investindo nessa tendência é a alemã Festo, especializada em produtos de automação industrial, que criou uma rede centralizada de comunicação entre a empresa e universidades na Alemanha, inventores particulares e outras empresas independentes. Batizada de Bionic Learning Network (Rede de Aprendizagem Biônica), seu objetivo é desenvolver máquinas e robôs cujos movimentos sejam inspirados na coordenação motora dos animais, mesmo que alguns ainda não tenham uma utilidade no curto prazo. Veja abaixo as principais inovações desenvolvidas pela empresa alemã:

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
10. Robô submarino - BionicFinWave (Festo)