Hackers mascaram mensagens no Instagram de Britney Spears

9 de junho de 2017

Getty Images

Getty Images

A cantora tem milhões de seguidores na plataforma (Getty Images)

Britney Spears tem 16,9 milhões de seguidores no Instagram. Seus posts são visualizados milhares de vezes e a quantidade de comentários é tão grande que seria possível esconder uma mensagem codificada entre eles sem que ninguém percebesse.

LEIA TAMBÉM: Residência de Britney Spears em Las Vegas arrecada, até agora, US$ 100 milhões e continua a faturar

Na verdade, é exatamente isso que um grupo de hackers tem feito. Pesquisadores de ameaças da empresa especializada em segurança ESET descobriram que o Turla, um grupo de espionagem ligado ao governo russo, tem publicado comentários disfarçados de malwares (softwares que se infiltram nos sistemas de computador de forma ilícita e sem o conhecimento do usuário). A mais recente vítima da estratégia foi a cantora pop Britney Spears.

Veja um dos comentários codificados postado na rede social de Britney Spears:

Reprodução/Forbes

A mensagem dos hackers parece um simples elogio à cantora (Reprodução/Forbes)

Não parece algo fora do comum. Um pouco bagunçado, é verdade, mas nada muito diferente de grande parte dos comentários postados diariamente nas redes sociais. A investigação da ESET mostra que isso é mais do que parece ser. O comentário, na verdade, é um endereço da web codificado – uma URL encurtada, criada utilizando o popular serviço Bit.ly. Ao seguir o link, a ESET foi direcionada para um site que, anteriormente, havia sido utilizado em um watering hole, um tipo de ataque que mira um grupo específico de usuários ao comprometer um endereço eletrônico que eles podem provavelmente visitar.