Saiba quais são os critérios para escolher a “música do verão”

26 de junho de 2017
iStock

iStock

O título de “música do verão” é amplamente utilizado em sua concepção não oficial – as pessoas costumam achar que aquela que elas mais gostaram ou o lançamento de seu artista favorito definiu a estação. É normal que os fãs de música decidam seu hit preferido, aquele que querem escutar durante todo o verão, mas, com o hemisfério norte entrando em seus meses mais quentes, vale a pena relembrar o que realmente define a música do verão e como ela é escolhida.

DICAS: Como usar a música para tornar o seu trabalho melhor

O mérito é, na verdade, atribuído a apenas uma música por ano. E ela não é escolhida com base no número de fãs, em quão legal ela é ou no que a crítica diz, mas em um sistema similar ao que rege as paradas semanais.

Empresas de rankings musicais e a revista Billboard são as encarregadas de escolher a música do verão – pelo menos em caráter oficial. O ranking é atualizado diariamente entre o Memorial Day (29 de maio) e o Dia do Trabalho (4 de setembro), assim como qualquer outro ranking específico ao longo do ano, apesar de que, uma vez que uma determinada música chegue ao topo da lista da estação, dificilmente ela perde muitas posições.

A parada da música do verão usa como base a performance no Hot 100, ranking semanal que classifica as 100 músicas mais populares dos Estados Unidos. Um título pode subir ou descer na lista de música do verão com base em sua performance no Hot 100 nos meses de junho, julho e agosto.

VEJA TAMBÉM: Música: mercado recua 2,8% no Brasil, aponta relatório internacional

Os rankings são baseados em uma metodologia que combina desde execuções em rádio até vendas e streaming, critério utilizado pela Billboard há alguns anos. Uma música não necessariamente precisa estar na primeira posição durante todo o verão para ser a vencedora no final, mas passar tempo no topo certamente ajuda, e quanto mais semanas forem, mais chances a música tem de ser nomeada a número um.

Este é apenas um resumo da concepção técnica do termo “música do verão”, e não pretende invalidar a opinião de ninguém sobre qual canção o moveu, nem interferir em qual delas estará em sua memória quando o assunto for um certo verão. O título pode tanto ser usado em um contexto pessoal quanto técnico, apesar de, frequentemente, estes dois conceitos serem simultâneos, fazendo com que muitas das músicas eleitas sejam lembradas carinhosamente por aqueles que as ouviram durante toda a estação.