Por que o futuro está mais perto do que você imagina

28 de julho de 2017

Muito se fala, atualmente, sobre inteligência artificial, ou AI, da sigla em inglês. Mas não é todo mundo que consegue perceber o quanto a tecnologia e outras similares já estão presentes no nosso dia a dia e o quanto ainda podem se desenvolver.

LEIA MAIS: China pode superar Estados Unidos em inteligência artificial

Andrea Bell, diretora de Insight do WGSN, instituição especializada na previsão de tendências no mundo todo, esteve no Brasil para participar do WGSN Futures, evento realizado nesta quinta-feira (27), em São Paulo, no qual falou sobre algumas tecnologias que já estão em funcionamento ou em fase de testes – e que podem estar bem perto da nossa visão de “futuro”.

De acordo com Andrea, há fortes indícios de que a Apple vai lançar, em 2019, os seus óculos de realidade aumentada. A especulação vem acompanhada das apostas de que o produto – que, espera-se, possa ser usado em sites de comércio eletrônico, serviços de streaming e jogos – seja o novo próximo sucesso de vendas da companhia.

SAIBA MAIS: Elon Musk diz ter recebido aprovação para construir “hyperloop”

No que diz respeito ao futuro do touchscreen, Andrea lista algumas iniciativas que, segundo ela, são touch na própria pele, capazes de permitir que as pessoas controlem ligações e mensagens pelas mãos e braços, por exemplo. A Bonobos, marca norte-americana de roupas para homens, realiza suas vendas por e-commerce, ou seja, não há uma experiência presencial. Recentemente, a grife decidiu inovar: implantou um aparelho de realidade aumentada que funciona por meio da sensação dos dedos. Quando estão com o gadget, os consumidores passam o dedo sobre a foto das roupas na tela do computador e conseguem sentir o tecido.

A executiva, que classificou a inteligência artificial como “a nova eletricidade, que irá mudar a forma como conhecemos quase tudo”, apresentou, ainda, o Duo, um computador equipado com AI específico para residências. O aparelho permite controlar as luzes dos ambientes, tocar música, informar sobre o tempo. Tudo para tornar o dia a dia cada vez mais simples. No momento, o produto já está disponível para pedidos antecipados, por US$ 399 (depois desta fase, o valor subirá para US$ 500).

Andrea mencionou, ainda, o empreendedor bilionário Elon Musk, que já foi público propor túneis submersos, elevadores para carros e viagens em hyperloop a altas velocidades – tudo para diminuir o trânsito de cidades como Nova York e Los Angeles.

Veja alguns gadgets do futuro na galeria de fotos:

(Foto: Divulgação/Duo)
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução/Bonobos)