Polícia investiga BR, Ipiranga e Raízen por controle de preço de combustíveis

31 de julho de 2018
iStock

Foram expedidos pela Justiça 8 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão

A Polícia Civil do Paraná deflagrou hoje (31) operação para prender gerentes e assessores comerciais das distribuidoras de combustíveis BR, Raízen e Ipiranga, as três maiores do país, por suspeita de formarem uma quadrilha para controlar o preço final dos combustíveis nas bombas dos postos, informou a polícia paranaense.

VEJA TAMBÉM: Raízen sobe no ranking de distribuição de diesel

Foram expedidos pela Justiça 8 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão, tendo entre os alvos as sedes administrativas das distribuidoras suspeitas de envolvimento na capital paranaense, acrescentou a polícia.

“A suspeita é que estas distribuidoras controlam de forma indevida e criminosa o preço final dos combustíveis nas bombas dos postos de gasolina com bandeira das distribuidoras, restringindo assim o mercado…”, disse a Polícia Civil em nota oficial.

As três distribuidoras, que detêm juntas quase dois terços do mercado de diesel do Brasil e mais de 60% do de gasolina, impediriam a “livre concorrência” no Paraná, segundo os investigadores.

A BR Distribuidora é controlada pela Petrobras, a Raízen é uma joint venture entre Cosan e Shell, enquanto a Ipiranga pertence ao grupo Ultrapar. As ações das empresas listadas na B3 operavam em queda acentuada hoje.

A operação foi deflagrada após mais de um ano de investigação da Divisão de Combate à Corrupção da Polícia Civil e da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, um órgão do Ministério Público do Paraná.

LEIA: Petroleiros convocam greve por redução dos preços dos combustíveis

Segundo os dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), BR, Raízen e Ipiranga somaram juntas 72% do mercado brasileiro de distribuição de diesel, combustível mais consumido do país, e 63%do mercado de gasolina no primeiro trimestre.

A BR, maior distribuidora do país, representou 31,07% do mercado de venda de diesel no Brasil e 23,63% do mercado de gasolina no período. Já a Raízen ficou com 21,1% do mercado de diesel e 20,44% do mercado de gasolina, enquanto a Ipiranga deteve 19,75% mercado de diesel e 19,07% de gasolina.

Procurada pela Reuters, a Raízen disse que acompanha o desdobramento da operação policial e está à disposição das autoridades responsáveis para esclarecimentos, e acrescentou que os preços nos postos de combustíveis são definidos exclusivamente pelo revendedor, sem qualquer ingerência.

“A empresa opera em total conformidade com a legislação vigente e atua sempre de forma competitiva, em respeito ao consumidor e a favor da livre concorrência”, afirmou.

A BR Distribuidora disse em nota que pauta sua atuação pelas “melhores práticas comerciais, concorrenciais, a ética e o respeito ao consumidor”, e exige o mesmo comportamento de seus parceiros e força de trabalho.

E MAIS: Petrobras aumenta preços neste sábado

A Ipiranga não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

As ações da Ultrapar, Cosan e BR caíam fortemente na bolsa de São Paulo na manhã de hoje após a deflagração da operação pela Polícia Civil do Paraná.

Às 11h30, os papéis da Ultrapar, dona da Ipiranga, recuavam 4,27%, e as ações da Cosan perdiam 3,35%, entre as maiores quedas do Ibovespa, que caía 1,3%. A BR, que não está no índice, perdia 4,7%.

Os suspeitos responderão pelos crimes de abuso de poder econômico e organização criminosa, com penas que variam de 2 a 13 anos de prisão, acrescentou a Polícia Civil.