Resumo:
- No app, moedas podem ser compradas pelos usuários para serem dadas aos influenciadores;
- Assim como no YouTube e em outras redes, as empresa podem pagar para os influenciadores do TikTok promoverem seus produtos e serviços;
- Os influencers do app também podem divulgar suas mercadorias, como linhas de roupas, para seus seguidores.
O TikTok é a plataforma de mídia social que mais cresce atualmente. Somente em 2018, ele foi mais baixado que o Instagram, o Snapchat e o YouTube. Se você ainda não sabe o que é, está na hora de dar uma olhada.
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O app combina a comédia do Vine (rede social de vídeos de seis segundos que encerrou suas atividades em 2017) e o musical.ly, outro aplicativo de lip sync, comprado pela ByteDance há dois anos e que, em 2018, passou a ser propriedade do TikTok.
Com mais de 1 bilhão de downloads na App Store e no Google Play, o TikTok é uma ótima oportunidade para os influenciadores interagirem com mais de 500 milhões de usuários e também aproveitarem seu engajamento para lucrar com a plataforma.
Veja, a seguir, 4 dicas de como os influenciadores podem tirar melhor proveito do aplicativo:
1. Presentear
Usuários do TikTok podem interagir diretamente comentando e conversando com milhares de outras pessoas no app. Os espectadores têm a capacidade de doar moedas virtuais que todos dentro do aplicativo podem comprar com identificação por impressão digital ou reconhecimento facial.
Embora o TikTok não compartilhe online o preço oficial das moedas de cada país, é possível conferir o preço no aplicativo, indo em “privacidade e configurações”, clicando em “carteira” e depois em “recarregar”.
Nos Estados Unidos, a opção mais barata é de US$ 0,99 por 100 moedas. Uma vez que o feed ao vivo chega ao fim, o influenciador pode coletar 50% das moedas, transformá-las em Diamantes e, em seguida, retirar a quantia correspondente em dólar. Os 50% restantes são divididos entre o TikTok e a App Store ou o Google Play.
2. Marketing de influenciadores
Ao longo dos anos, temos visto a crescente popularidade do marketing de mídia social por meio de plataformas como Instagram e YouTube. Influenciadores podem promover produtos ou serviços para seus seguidores e serem recompensados pelas empresas. Os usuários do Tik Tok podem criar um ou vários clipes curtos, do seu próprio estilo, para a promoção desses produtos. Eles podem ser divertidos ou informativos com base no público e nas escolhas do influenciador. A remuneração varia de acordo com fatores como o número de seguidores, taxa de engajamento, tipos de produtos ou serviços promovidos, número de vídeos produzidos, indústria e geolocalização.
Vale reforçar que o vídeo precisa ser nativo e parecer natural, sem nenhuma técnica de venda forçada. Os usuários, especialmente no TikTok, preferem vídeos engraçados e divertidos em vez de um anúncio encenado. Outro ponto de atenção é ter certeza de que a ativação pode se tornar viral, aparecer na página “Para você” e ganhar ainda mais exposição orgânica.
3. Promoção do produtos próprios
Outra forma pela qual os criadores de conteúdo e influenciadores podem obter lucro adicional no TikTok é projetar e vender sua própria mercadoria (as linhas de roupas ainda são consideradas as mais lucrativas). Para obter o máximo de lucro, é necessário que um influenciador tenha um grande número de seguidores e senso de comunidade.
Com base na minha experiência pessoal em diferentes mídias sociais – especialmente no YouTube, Instagram e Twitch -, a maioria dos seguidores não está engajada na compra de mercadorias promovidas com base apenas no valor do produto (qualidade do material, por exemplo), mas sim em apoiar o influenciador ou entrar na tendência. É vital para um influenciador construir uma marca pessoal criando um personagem próprio online, um logotipo reconhecível e uma abordagem para um nicho de mercado ,antes mesmo de começar a vender produtos personalizados.
4. Eventos e parcerias de marca
Por fim, outro modo de um influenciador ganhar dinheiro com o TikTok é ser convidado por marcas e empresas para participar de eventos, festivais de música ou conferências nos quais os usuários do aplicativo são pagos para promover uma marca, apresentar-se em um palco (dançar ou cantar) ou se encontrar com os seguidores.
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Neste caso, os ganhos podem diferir dependendo da influência do usuário no app, quais atividades são solicitadas pela marca antes, durante e depois do evento, e se ela está oferecendo algo a mais ao usuário do TikTok – como pagamento pelo voo e hotel.
Para finalizar, o TikTok é uma plataforma de mídia social relativamente nova que está crescendo rapidamente não só na China, mas também nos Estados Unidos e na Europa. Ambos — marcas e usuários — podem se beneficiar do ponto de vista comercial. É o momento certo para pular no TikTok com fins comerciais, antes que ele se torne saturado e mais caro para investir.
Alessandro Bogliarie é cofundador e CEO da The Influencer Marketing Factory, agência focada no TikTok e fã do aplicativo.
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