A estratégia que pode levar a Twitch a dominar os games

30 de setembro de 2019
Getty Images

Plataforma de transmissões ao vivo comprou um banco de dados de jogos

Resumo:

  • Em 2018, o crescimento do mercado de games foi de US$ 137,9 bilhões;
  • A Twitch foi lançada em 2011, comprada pela Amazon em 2014 e hoje tem mais de 3 milhões de streamers em sua plataforma;
  • O IGDB é um banco de dados com informações úteis sobre jogos, como gêneros, plataformas, críticas, enredo, personagens e modos de jogo.

Segundo o site estatístico “Newzoo”, a indústria de jogos digitais cresceu US$ 137,9 bilhões em 2018. O lucrativo setor abriu muitas portas para desenvolvedores de jogos e comunidades que buscam um pedaço desse bolo.

LEIA MAIS: 5 formas de sua empresa embarcar no mundo dos games

A Twitch, comprada pela Amazon em 2014, é uma plataforma transmissões ao vivo de jogos, focada em fornecer uma experiência para jogadores do mundo todo. Desde que foi lançada em 2011, a Twitch se tornou uma parte importante da indústria de games, com mais de 3 milhões de streamers (pessoas que transmitem seus jogos) mensais. Ela permite assistir e transmitir conteúdo, fazer vídeos de outras pessoas e a participar de eventos da comunidade de jogadores.

O CEO da Twitch, Emmett Shear, falou recentemente sobre alguns dos problemas da plataforma que estavam impactando negativamente a experiência do usuário. O principal era a falta de funcionalidade nos recursos de pesquisa e descoberta, que dificultavam a localização de conteúdo. A recente mudança estratégica permitiu à Twitch superar esse desafio adquirindo a startup sueca de banco de dados de jogos Internet Games Database (IGDB) e usando seus recursos.

Melhor experiência do usuário

Com a adoção do banco de dados, a plataforma melhora significativamente seus recursos de pesquisa e descoberta.

“Milhões de pessoas acessam a Twitch todos os dias para ver suas transmissões favoritas e interagir, e queremos facilitar que as pessoas encontrem o que estão procurando. O IGDB desenvolveu um banco de dados abrangente de jogos, e estamos entusiasmados em trazê-los para nos ajudar a melhorar e crescer ainda mais”, disse um porta-voz ao site “TechCrunch”.

VEJA TAMBÉM: Louis Vuitton e Riot Games fecham parceria para o mundial de “League of Legends”

O IGDB é um site dedicado a fornecer informações detalhadas sobre jogos, como gêneros, plataformas suportadas, descrições, críticas, classificações, enredo, editores, datas de lançamento, personagens e modos de jogo. A startup foi fundada por Christian Firthiof em 2015 e ainda consiste em uma pequena equipe de dez pessoas.

Já foi confirmado que a plataforma vai se fundir com a Twitch, melhorando a experiência do usuário pela automação e distribuição de conteúdos de jogos dentro da comunidade.

O que acontecerá com o IGDB

O IGBD oferece uma versão gratuita de seu software para lojas menores e um outro plano de US$ 99 por mês. Mesmo integrando à Twitch, o site de banco de dados continua ativo.

De acordo com o “TechCrunch”, a mudança estratégica da Twitch provavelmente foi um pequeno acordo financeiro, mas terá muito impacto na indústria de jogos. A missão original do IGBD era construir um grande banco de dados gamer, o que foi um grande desafio para uma equipe pequena. Assim, eles viram a Twitch como a oportunidade perfeita para continuar sua missão.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.