“Ser um Top Voice é receber o reconhecimento do LinkedIn de que, durante o último ano, o usuário compartilhou publicações – sejam postagens, artigos, vídeos ou comentários – com temas relevantes em seus setores e regiões. Esses são profissionais que, ao compartilharem suas ideias, estimulam conversas que deixam todo mundo mais bem informado”, diz Rafael Kato, editor-chefe do LinkedIn para a América Latina e Espanha.
A companhia explica que leva em conta um conjunto de fatores como, por exemplo, o engajamento gerado pelos usuários – famosos ou anônimos – e a diversidade de assuntos que publicam. Já o ranking dos Top Voices Influencers usa os algoritmos da plataforma para ranquear executivos e líderes brasileiros que fazem parte do programa apenas a convite do time editorial da rede social.
Todas as atividades analisadas ocorreram durante um período de 12 meses, entre setembro de 2018 a setembro de 2019, sempre de usuários que compartilham conteúdos em português.
A lista Top Voices 2019 conta com 25 nomes. Entre os eleitos, estão pessoas reconhecidas como Ana Fontes, presidente da RME – Rede Mulher Empreendedora e uma das mulheres poderosas da FORBES em 2019; Monique Evelle, sócia da Sharp e Agência Responsa e uma das novas vozes do movimento negro, eleita Under 30 pela FORBES em 2017; o tenista Fernando Meligeni; Geraldo Rufino, presidente do conselho da JR Diesel e exemplo de empreendedorismo no Brasil; a jornalista, escritora e consultora especializada em empreendedorismo Alice Salvo Sosnowski; e Junior Bornelli, cofundador da StartSe e especialista em startups.
Grande parte dos eleitos tem uma forte ligação com a comunicação, nas mais variadas vertentes. Adelane Rodrigues, por exemplo, presta consultoria linguística para pessoas interessadas em se comunicar melhor por meio da escrita. Thiago Romariz é o responsável pelo conteúdo e ações de relações públicas da processadora de pagamento Ebanx. Também especialistas em comunicação são Dimitri Vieira (escrita criativa e storytelling); Ale Santos (gamificação e storytelling interativo); Bruna Cosenza (produtora de conteúdo e escritora); Douglas Gomides (marketing); Naira Bertão (jornalista de finanças); Raíra Venturieri (jornalista e estrategista de mídias sociais); Rodnei Silva (produtor de conteúdo); Rodrigo Focaccio (produtor de conteúdo e consultor); e Samuel Gomes (escritor).
Completam a lista Diego Cidade, criador da Academia do Universitário, que tem como missão buscar o estagiário certo para a vaga ideal; Felipe Fialho, desenvolvedor no Cubo Itaú; e Amanda Graciano, da Liga Ventures, especializada em inovação e transformação digital.
Já o ranking dos Top Influencers conta com 10 nomes, a maior parte deles muito familiar aos leitores da FORBES. Foram agraciados, na seguinte ordem: Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza; Mario Sergio Cortella, filósofo, escritor, palestrante e professor universitário; Ricardo Amorim, economista, apresentador de TV e empreendedor; Sofia Esteves, presidente do conselho do Grupo Cia de Talentos e comentarista de carreira; Camila Farani, um dos “tubarões” do programa “Shark Tank” e sócia-fundadora da G2 Capital; Guilherme Benchimol, CEO e fundador da XP; Bia Granja, cofundadora e CCO da Youpix; Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva e presidente do movimento Capitalismo Consciente no Brasil; Max Gehringer, consultor de carreiras; e Edu Lyra, fundador e CEO do Gerando Falcões, eleito Under 30 na primeira edição da lista feita pela FORBES Brasil e colunista de FORBES Brasil.
****
O turismo brasileiro faturou R$ 112 bilhões entre os meses de janeiro e setembro de 2019 – alta de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado confirma a boa expectativa para o fechamento de 2019, que deve superar os R$ 150 bilhões, o mais alto desde 2015. Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, responsável pelo levantamento com base em números divulgados pelo IBGE, o bom desempenho é consequência de abertura de crédito, inflação controlada, recuperação de empregos e ambiente político adequado para viabilizar projetos importantes. A expectativa é que os dados melhorem ainda mais em 2020 com abertura econômica, liberação de capital estrangeiro das companhias aéreas e isenção de vistos para alguns países.
****
Vai e vem
****
Moda inclusiva
A varejista de moda Riachuelo, a À La Garçonne, do diretor criativo Fábio Souza, e a fabricante de brinquedos Mattel, criadora da Barbie, juntaram esforços e lançaram uma coleção desenhada pelo estilista Alexandre Herchcovitch que privilegia a diversidade e os diferentes biotipos de corpo, tons de pele e estilo de cabelo. Tudo isso inspirado na linha Barbie Fashionista, da boneca que completa seis décadas de vida em 2019. Com tamanhos que vão do PP ao 3G, a coleção – que inclui itens genderless, lingerie, fitness e acessórios – tem parte das peças adaptadas para pessoas com deficiência, iniciativa que contou com o apoio da AACD. Bolsos embutidos e elástico ou velcro para fechar as peças são algumas das modificações que facilitam o dia a dia.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.