LinkedIn divulga Top Voices e Top Voices Influencers 2019

Divulgação
Divulgação

Top Voices e Top Influencers Voices 2019: Ana Fontes, Monique Evelle, Luiza Helena Trajano, Mario Sergio Cortella, Edu Lyra, Guilherme Benchimol e Max Gehringer

Concebida para reconhecer profissionais que compartilham ideias únicas, estimulam novas narrativas e oferecem perspectivas autênticas e insights exclusivos, a lista Top Voices foi divulgada na manhã de hoje (4) pelo LinkedIn. Em sua terceira edição no Brasil, a iniciativa da maior rede social profissional do mundo elege e classifica os usuários em duas categorias – Top Voices e Top Voices Influencers – por meio de uma metodologia que combina, além de dados quantitativos, uma análise qualitativa criteriosa.

“Ser um Top Voice é receber o reconhecimento do LinkedIn de que, durante o último ano, o usuário compartilhou publicações – sejam postagens, artigos, vídeos ou comentários – com temas relevantes em seus setores e regiões. Esses são profissionais que, ao compartilharem suas ideias, estimulam conversas que deixam todo mundo mais bem informado”, diz Rafael Kato, editor-chefe do LinkedIn para a América Latina e Espanha.

A companhia explica que leva em conta um conjunto de fatores como, por exemplo, o engajamento gerado pelos usuários – famosos ou anônimos – e a diversidade de assuntos que publicam. Já o ranking dos Top Voices Influencers usa os algoritmos da plataforma para ranquear executivos e líderes brasileiros que fazem parte do programa apenas a convite do time editorial da rede social.

“Este ano fizemos algumas mudanças em nossa metodologia e método de análise de perfis, priorizando sempre o conteúdo qualificado, além de estar em constante procura de vozes plurais e diversas. Nossa metodologia não é apenas quantitativa – é uma combinação de dados com um olhar humano. Analisamos o volume de respostas desencadeadas por uma pessoa e a disseminação secundária dessas respostas, mas levamos em conta também se as contribuições dos usuários são relevantes, promovem diálogos pertinentes e se estão, é claro, dentro dos termos de uso da plataforma”, detalha Kato.

Todas as atividades analisadas ocorreram durante um período de 12 meses, entre setembro de 2018 a setembro de 2019, sempre de usuários que compartilham conteúdos em português.

A lista Top Voices 2019 conta com 25 nomes. Entre os eleitos, estão pessoas reconhecidas como Ana Fontes, presidente da RME – Rede Mulher Empreendedora e uma das mulheres poderosas da FORBES em 2019; Monique Evelle, sócia da Sharp e Agência Responsa e uma das novas vozes do movimento negro, eleita Under 30 pela FORBES em 2017; o tenista Fernando Meligeni; Geraldo Rufino, presidente do conselho da JR Diesel e exemplo de empreendedorismo no Brasil; a jornalista, escritora e consultora especializada em empreendedorismo Alice Salvo Sosnowski; e Junior Bornelli, cofundador da StartSe e especialista em startups.

Grande parte dos eleitos tem uma forte ligação com a comunicação, nas mais variadas vertentes. Adelane Rodrigues, por exemplo, presta consultoria linguística para pessoas interessadas em se comunicar melhor por meio da escrita. Thiago Romariz é o responsável pelo conteúdo e ações de relações públicas da processadora de pagamento Ebanx. Também especialistas em comunicação são Dimitri Vieira (escrita criativa e storytelling); Ale Santos (gamificação e storytelling interativo); Bruna Cosenza (produtora de conteúdo e escritora); Douglas Gomides (marketing); Naira Bertão (jornalista de finanças); Raíra Venturieri (jornalista e estrategista de mídias sociais); Rodnei Silva (produtor de conteúdo); Rodrigo Focaccio (produtor de conteúdo e consultor); e Samuel Gomes (escritor).

Usuários envolvidos com o tema da diversidade também foram prestigiados. Um dos representantes da lista nesse quesito é Maite Schneider, mulher trans e ativista dos direitos humanos há mais de 20 anos, responsável pela fundação da Transempregos, que presta consultoria para diversidade e implantação de políticas de inclusão. Já Andrea Schwarz é CEO da iigual Inclusão e Diversidade, que luta por ambientes corporativos mais diversificados e inclusivos. Também foram eleitas Elisa Tawil, consultora e mentora especialista em liderança feminina; Luana Génot, fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil, organização comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial; e Maíra Reis, fundadora da Camaleao.co, startup que conecta as oportunidades de emprego com a comunidade LGBT+.

Completam a lista Diego Cidade, criador da Academia do Universitário, que tem como missão buscar o estagiário certo para a vaga ideal; Felipe Fialho, desenvolvedor no Cubo Itaú; e Amanda Graciano, da Liga Ventures, especializada em inovação e transformação digital.

Já o ranking dos Top Influencers conta com 10 nomes, a maior parte deles muito familiar aos leitores da FORBES. Foram agraciados, na seguinte ordem: Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza; Mario Sergio Cortella, filósofo, escritor, palestrante e professor universitário; Ricardo Amorim, economista, apresentador de TV e empreendedor; Sofia Esteves, presidente do conselho do Grupo Cia de Talentos e comentarista de carreira; Camila Farani, um dos “tubarões” do programa “Shark Tank” e sócia-fundadora da G2 Capital; Guilherme Benchimol, CEO e fundador da XP; Bia Granja, cofundadora e CCO da Youpix; Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva e presidente do movimento Capitalismo Consciente no Brasil; Max Gehringer, consultor de carreiras; e Edu Lyra, fundador e CEO do Gerando Falcões, eleito Under 30 na primeira edição da lista feita pela FORBES Brasil e colunista de FORBES Brasil.

****

Turismo em alta

O turismo brasileiro faturou R$ 112 bilhões entre os meses de janeiro e setembro de 2019 – alta de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado confirma a boa expectativa para o fechamento de 2019, que deve superar os R$ 150 bilhões, o mais alto desde 2015. Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, responsável pelo levantamento com base em números divulgados pelo IBGE, o bom desempenho é consequência de abertura de crédito, inflação controlada, recuperação de empregos e ambiente político adequado para viabilizar projetos importantes. A expectativa é que os dados melhorem ainda mais em 2020 com abertura econômica, liberação de capital estrangeiro das companhias aéreas e isenção de vistos para alguns países.

****

Vai e vem

José Antônio de Castro Filho foi nomeado como presidente da Henkel no Brasil, empresa de tecnologias adesivas, cosméticos e produtos de limpeza. O executivo passa agora a acumular a função com suas atividades de head dos negócios B2B de adesivos no país. Castro Filho iniciou sua trajetória na Henkel em 1986, atendendo clientes da área automotiva. Ao longo da sua trajetória na empresa também atuou nas áreas industrial e de embalagens no Brasil, Argentina e Chile. Formado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP) e Química Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz, possui um MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Polímeros também pela USP.

****

Moda inclusiva

A varejista de moda Riachuelo, a À La Garçonne, do diretor criativo Fábio Souza, e a fabricante de brinquedos Mattel, criadora da Barbie, juntaram esforços e lançaram uma coleção desenhada pelo estilista Alexandre Herchcovitch que privilegia a diversidade e os diferentes biotipos de corpo, tons de pele e estilo de cabelo. Tudo isso inspirado na linha Barbie Fashionista, da boneca que completa seis décadas de vida em 2019. Com tamanhos que vão do PP ao 3G, a coleção – que inclui itens genderless, lingerie, fitness e acessórios – tem parte das peças adaptadas para pessoas com deficiência, iniciativa que contou com o apoio da AACD. Bolsos embutidos e elástico ou velcro para fechar as peças são algumas das modificações que facilitam o dia a dia.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).